O coordenador de Usos Práticos do projeto 5G Brasil, Luciano Leonel Mendes, diz que as autoridades precisam repensar todo o modelo adotado para telecomunicações. “O 5G exige mudanças evidentes.”
A segurança pública será uma das maiores beneficiárias da adoção do 5G, muito em função da baixa latência para as aplicações e das tecnologias de integração de dados, observou o coordenador de Usos Práticos do projeto 5G Brasil e professor do Inatel, Luciano Leonel Mendes. Outras verticais também têm ganhos evidentes com o 5G. “As fazendas inteligentes vão usar drones para ganhar produtividade e minimizar os efeitos das pulverizações”, observou Mendes.
À Newsletter da Telebrasil, Luciano Leonel Mendes disse que o 5G será a infraestrutura básica de comunicação do futuro e vai mudar tudo que se entende de telecomunicações hoje. “As autoridades precisam entender que o regulatório vai mudar”, observou. Mendes participou da 6ª edição do 5G Global Event, organizado pela Telebrasil e realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. Sobre a chegada do 5G no Brasil, ele disse que o país está “na mesma passada” dos demais e não há atraso na implantação da tecnologia. Assistam à entrevista.