Conforme a sócia-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte, Marcia Ogawa, o Brasil precisa ter cobertura, escala e preço para a conectividade, que é a fundação da economia digital.
Como rede das redes, o 5G é o caminho para o Brasil entrar, de fato, na economia digital, sustentou a sócia-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte, Marcia Ogawa. Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, a executiva enfatizou que o Brasil precisa ter cobertura, escala e preço para a conectividade, que é a fundação da economia digital.
“O 5G é uma rede das redes. Outras redes existirão, como o 3G e o 4G, mas posso dizer que outras redes serão criadas a partir do 5G. E todas vão precisar de modelos de negócios novos”, ressaltou Márcia Ogawa. Para a especialista da Deloitte, não são apenas as prestadoras de telecom que têm de investir para o Brasil ter o 5G o quanto antes. “O ecossistema precisa criar um ambiente propício para atrair investimento. Isso significa uma regulação que proteja o consumidor, mas que consiga ser menos restritiva.”
Ainda de acordo com a sócia da Deloitte, o Brasil precisa revitalizar o setor de TICs, e um dos passos seria o País deixar de ser apenas consumidor para voltar a ser um produtor de tecnologia. “O 5G abre essa janela de oportunidade”, preconizou. A chegada do 5G no Brasil é um dos temas em debate no Painel Telebrasil 2019, que ocorrerá em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de maio.
O Painel Telebrasil é o mais importante e tradicional encontro de lideranças do setor de TICs e em sua edição de 2019 se tornará também um importante espaço de negócios e apresentação de tecnologias e soluções. Mais informações em http://paineltelebrasil.org.br/
Assistam à entrevista com a sócia-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte, Marcia Ogawa.
TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação