Abrintel: Cidades digitais precisam primeiro garantir conectividade

O presidente da Abrintel, Luciano Stutz, lembrou que para um aplicativo funcionar de forma adequada, ele terá de ter uma boa infraestrutura. “A conectividade é o alicerce para todas as inovações em tecnologia”, pontuou.

As cidades inovadoras e tecnológicas são àquelas que reconhecem a relação direta da infraestrutura com os serviços digitais e tomam medidas que garantem a primeira para incentivar a segunda. É como avaliou o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações, Abrintel, Luciano Stutz, ao participar da cerimônia de premiação da quinta edição ranking das Cidades Amigas da Internet, nesta terça-feira, 25/08.

“As restrições legais são os principais problemas que enfrentamos para fazer infraestrutura. Estamos no dia a dia do licenciamento e vemos que essas restrições são das mais variadas possíveis, desde tamanho de rua até o impedimento de certas alturas para certas áreas da cidade, mas sem um arrazoado técnico”, pontuou, citando exemplos em que uma licença levou cinco ou mesmo sete anos para ser emitida.

Segundo ele, “existe lei de uma grande capital brasileira que diz que precisa ter uma rua de 10 metros de largura. Isso é do tempo que uma torre chegava de carreta. E temos ainda altas taxas no licenciamento ambiental. Tem lugares que cobram R$ 10,3 mil para o licenciamento”.

Stutz observou que ao discurso de querer ser uma cidade conectada é preciso trabalhar para permitir a criação do alicerce fundamental: infraestrutura de telecomunicações. “É entender que para o aplicativo funcionar bem, depende de infraestrutura de telecomunicações. Não adiantar querer vocação tecnológica sem preparar o ambiente”, ressaltou.

O ranking completo das Cidades Amigas da Internet e dos Serviços Inteligentes, com os 100 maiores municípios brasileiros em população pode ser encontrado na  página  http://www.agenciatelebrasil.org.br/fiqueantenado, que tem dicas, informações, cartilha e diversos conteúdos sobre as antenas.

A instalação da infraestrutura de telecomunicações é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/

Assistam à íntegra do evento.