Durante a abertura do evento, Baigorri afirmou que o desafio que se aproxima é como reposicionar o Estado para a transformação digital
Brasília, 28/06/22 – O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, afirmou nesta terça-feira (28) que o setor de telecomunicações brasileiro vive um novo momento de transição comparável ao desafio de estruturação ocorrido com a privatização, no final da década de 1990. Durante a abertura do Painel Telebrasil 2022, Baigorri afirmou que a economia digital exige um reposicionamento.
“O desafio de hoje, que se aproxima, é de como se reposicionar o Estado no que diz respeito à transformação digital. A estrutura hoje do Estado é extremamente fragmentada para lidar com os serviços digitais”, disse Baigorri.
Para ele, será preciso uma visão mais unificada para este novo momento. “A estrutura do Estado é fragmentada para lidar com economia e serviços digitais”, disse. “Essa fragmentação da atuação do Estado é ruim para todos, para o empresário que tem que lidar com diversos balcões, para a política pública descoordenada, para o consumidor e para a sociedade como um todo.” Ele destacou que a resposta para solucionar o problema ainda não existe. “Como superar esse desafio de reposicionar Estado com economia digital? Não tenho resposta. Mas a melhor resposta será construída com diálogo, cooperação e respeito, para um reposicionamento do Estado brasileiro para potencializar os benefícios da economia digital”, disse.