Anatel lança site sobre antenas durante o Painel Telebrasil 2021

O projeto Antenas nos Municípios tem como objetivo apresentar para a sociedade dados sobre a infraestrutura de telecomunicações e orientar sobre as melhores práticas para o fomento à economia digital. “Sensibilizar as autoridades locais para a questão das antenas é muito importante. Telecom é essencial”, disse o presidente da agência, Leonardo Euler de Morais.

O presidente da Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, aproveitou a sua participação na abertura do Painel Telebrasil 2021, nesta terça-feira, 14/09, para anunciar o lançamento de uma página na internet batizada de Antenas nos Municípios. O objetivo, contou o executivo, é apresentar para a sociedade dados sobre a infraestrutura de telecomunicações e orientar sobre as melhores práticas para viabilizar os serviços, essenciais à economia digital.

“Telecomunicações são essenciais e isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia da Covid-19. Telecomunicações foram essenciais para amparar os mais necessitados durante a pandemia. O Estado tem descoberto meios mais eficientes de promover políticas públicas com a digitalização, como o foi o coronavoucher, feito em parceria com as operadoras, que não descontaram o acesso às informações dos pacotes de dados dos cidadãos”, observou Morais.

O presidente da Anatel explicou que o Antenas nos Municípios tem a missão de fazer com que as autoridades municipais entendam que infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e humano das suas localidades e possam, com as orientações, tornar as legislações mais amigáveis às telecomunicações. Leonardo de Morais falou também sobre o edital do 5G, ainda à espera de aprovação na agência reguladora.

“Os investimentos derivados do 5G serão de mais de R$ 160 bilhões de reais. Há uma miríade de oportunidades e para isso precisamos de fibra, que vão vir de redes de transportes em áreas ainda não atendidas, eficiência espectral e implantação de antenas, com procedimentos menos burocráticos para as suas instalações. É sabido que o acesso à banda larga é essencial para o Brasil”, reforçou o presidente da Anatel.

Sair da versão mobile