Assistentes pessoais serão a próxima grande novidade dos eletrônicos, afirma Luiz Tonisi, da Qualcomm

Presidente da Qualcomm América Latina falou sobre os avanços da IA, que avança para ser nativa dos dispositivos e atuarão sem necessidade de se conectarem a nuvens

Brasília, 06/11/24 – O presidente da Qualcomm América Latina, Luiz Tonisi, afirmou nesta terça-feira (5) durante o Painel Telebrasil 20224 que a próxima grande novidade dos dispositivos eletrônicos será os assistentes pessoais com Inteligência Artificial, o que fará com que as pessoas interajam com esses assistentes de forma muito mais constante do que interagem hoje. “Você vai poder querer comprar um determinado equipamento porque ele tem capacidade de IA é melhor do que outro. Isso não fazia parte da escolha do consumidor até então”, afirmou.

Em sua apresentação no Painel Telebrasil nesta terça-feira (5), Tonisi reforçou a estratégia da empresa de que a IA se torne parte nativa dos dispositivos usados pelas pessoas.

Segundo ele, as pessoas terão um perfil de IA nos seus dispositivos pessoais e, muitas vezes, sem necessariamente estar conectado a uma nuvem. “Você será dono das suas informações. A informação do device fica no device”. A projeção são realmente assistentes pessoais, que aprendem com o usuário.

Ele falou do novo chip de IA que a Qualcomm lançou recentemente, que permite conectar a casa do usuário sem que precise estar integralmente ligado na nuvem. Segundo ele, a IA roda no dispositivo, dentro da casa do consumidor, sem ser preciso ir para fora.

Tonisi também falou sobre o lançamento da última geração de processadores Snapdragon e dos investimentos da empresa. “A gente tem investido pesado. Nos últimos sete anos foram 90 bilhões de dólares”, afirmou. Ele ainda mencionou o grande incentivo à pesquisa e desenvolvimento. Segundo ele, a empresa tem 45 mil pessoas nessa área.

Sair da versão mobile