Brasília, 6 – As prestadoras de telefonia móvel, empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços, vêm cumprindo praticamente todas as metas definidas pelo órgão regulador. Segundo avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as prestadoras apresentaram desempenho melhor que a meta definida para diversos indicadores nos meses de agosto, setembro e outubro de 2012.
No indicador que mede o acesso à rede de voz, para ligações pelo celular, o levantamento mostra que os clientes estão conseguindo acessar à rede acima da meta de 95% definida pela agência reguladora. No caso de queda de chamadas, outro indicador utilizado pela Anatel para medir a qualidade dos serviços, o desempenho também é satisfatório, tendo sido registrado um índice de queda de menos de 1%, bem melhor que o limite permitido, que é de 2%.
No caso de queda de conexão da internet pela rede móvel, além de apresentar um índice melhor que a meta estipulada, ainda houve redução entre agosto e outubro. No primeiro mês do trimestre, o índice de queda foi de 3% e em outubro foi de menos de 2%. No índice de acesso à rede de dados, o desempenho está quase na meta e apresentando melhora em outubro, chegando a 96%.
A avaliação mostra ainda queda no volume de reclamações entre agosto e outubro referentes ao completamento de chamadas e reparo. A Anatel considerou as queixas feitas pelos clientes no callcenter da agência reguladora.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) destaca o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes e cumprir os planos apresentados à Anatel. As prestadoras estão investindo pesado nesse propósito, tendo ampliado em 14%, segundo o relatório da Anatel, os investimentos entre agosto e novembro. O SindiTelebrasil alerta para a necessidade de se promover no País uma alteração em diversas leis municipais para retirar os entraves à instalação de antenas, permitindo a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais.