Brasil não pode perder a janela do 5G, diz o vice-presidente, Hamilton Mourão

Ao participar do Painel Telebrasil 2020, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, disse que a pandemia de Covid-19 ressaltou a relevância das redes de telecomunicações. “A conectividade se tornou matéria prioritária “, sustentou.

Pensar telecomunicações é pensar o Brasil e as possibilidades de se construir um futuro com melhores oportunidades para a sociedade, afirmou o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, ao participar da abertura do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 08/09. Ele lembrou que a pandemia de Covid-19 mudou o mundo e, aqui no Brasil, a conectividade se tornou matéria prioritária.

“Percebemos a relevância das redes de telecomunicações. Elas precisam ser confiáveis, rápidas e seguras. O mundo caminha para a era do conhecimento e cada vez mais vamos ficar dependentes de modernas redes de telecomunicações. Elas vão permitir maior integração do planeta”, sinalizou.

Hamilton Mourão, ao falar do futuro, lembrou do leilão 5G. Ele disse que o governo trabalha na elaboração do edital do leilão do 5G com olhar na segurança, mas sem esquecer eficiência e economicidade. “O Brasil não pode perder o bonde da história e deixar de embarcar nessa tecnologia junto com o resto do mundo. Perder essa oportunidade significará décadas de atraso e prejuízo”, afirmou.

“Compete ao governo a missão de conduzir a adequação dos nossos sistemas de telecomunicações para essa nova tecnologia, e isso deve ser feito de forma segura, protegendo nossos conhecimentos sensíveis e nossa privacidade, mas utilizando os meios já instalados e considerando os princípios da eficiência, economicidade e segurança”, reiterou o vice-presidente da República.

Segundo ainda Hamilton Mourão, os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e das Comunicações, em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Gabinete de Segurança Institucional, “estão estabelecendo parâmetros técnicos adequados para o processo licitatório, de forma, no mais curto prazo, de criar as condições adequadas para que nossas operadoras iniciem a adequação para o novo sistema”.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom nesse processo estão em debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/ .