Objetivo é orientar a população sobre os cuidados necessários para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital
Brasília, 16/12/20 – Começou nesta semana a terceira fase da campanha #FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre a importância de se adotar cuidados com a segurança dos dados pessoais. Com a participação dos setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo, a campanha já desenvolveu uma série de iniciativas desde outubro, quando foi lançada.
Nesses dois meses, já foram enviados cerca de 400 milhões de SMS e o hotsite https://fe.seg.br/ recebeu 2,2 milhões de acessos de usuários únicos nos últimos 30 dias. Também foram enviados e-mails sobre o tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e feitas postagens nas redes sociais.
A campanha procura alertar os usuários de internet e de serviços digitais para tentativas de fraude que possam ocorrer no ambiente digital e informar sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar golpes e problemas resultantes dessas fraudes.
Nos dois primeiros meses, outubro e novembro, o foco da campanha foi em dicas para orientar os usuários quanto às medidas para proteger suas contas e senhas. Neste terceiro mês, as dicas são para proteger os dados pessoais dos usuários e, nos próximos dois meses focará em cuidados a serem tomados em mensagens com links e com aplicativos que se fazem passar por outros para enganar os usuários.
A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o setor de telecomunicações, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação NEO, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), da Federação Nacional de Bancos (Febraban), da Internet Society Capítulo Brasil (ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Essa campanha se soma a outras iniciativas do setor de telecomunicações, especialmente neste momento em que a conectividade está sendo ainda mais fundamental para a população manter atividades a distância, como home office, aulas virtuais e entretenimento.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.