Brasília, 2 – A infraestrutura de telefonia móvel e de banda larga pelo celular instalada pelas prestadoras no Itaquerão passou ontem pelo primeiro teste durante o jogo entre Corinthians e Botafogo. A cobertura indoor, formada por redes de fibras ópticas e cerca de 300 antenas, teve desempenho satisfatório e foram identificados momentos de pico de ligações e congestionamentos momentâneos nas chamadas telefônicas, no envio de mensagens multimídias e uso da internet.
Diante do curto prazo para a instalação dos equipamentos, o jogo de ontem foi importante para localizar os pontos na infraestrutura interna da arena que ainda precisam passar por ajustes, o que será feito até a partida de abertura da Copa do Mundo, prevista para 12 de junho.
O Itaquerão, assim como os outros 11 estádios que sediarão as partidas no mundial, recebeu o que há de mais moderno em tecnologia disponível no mundo. A cobertura indoor usa a mesma tecnologia utilizada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e atenderá aos serviços de voz e dados nas tecnologias 2G, 3G e 4G.
Essa infraestrutura permite o atendimento dos serviços móveis com mais qualidade e capacidade que as soluções usadas no passado para a cobertura dos estádios. Com a cobertura interna, os torcedores dependerão menos das antenas externas convencionais, que encontram nas estruturas de concreto dos estádios dificuldades para o alcance dos sinais.
Para a instalação da cobertura indoor, as prestadoras Claro, Oi, Nextel, Tim e Vivo fizeram uma parceria para a implantação de um projeto único, com investimento total de R$ 200 milhões e infraestrutura compartilhada.