O principal analista da consultoria Ovum na América Latina, Ari Lopes, adverte que o desenvolvimento da indústria 4.0 – dentro de um contexto de uma infraestrutura com modelos de negócios que não se sustentam – será muito aquém do desejado e haverá implicações sérias para o futuro do País.
Ao impor uma excessiva carga tributária às tecnologias nascentes, como Internet das Coisas, e ao próprio 5G que está por vir, o Brasil corre o risco de perder o bonde da economia digital e ter um desenvolvimento muito aquém do desejado para a indústria 4.0, alertou o principal analista da consultoria Ovum na América Latina, Ari Lopes. Segundo ele, o Brasil precisa olhar as iniciativas de países vizinhos como Chile, México e Colômbia.
“Não há como ter sucesso com modelos de negócios de infraestrutura que não se sustentam em pé, muito em função das pesadas restrições impostas. O IoT vai acontecer, mas não como o desejado”, reforçou o analista. À Newsletter da Telebrasil, Ari Lopes disse ainda acreditar que as ofertas efetivas de 5G devem aterrissar na América Latina, e no Brasil, em especial, em 2020 e 2021.
Assistam à entrevista com Ari Lopes.