Em nova edição, Telebrasil Academy foca na capacitação sobre 5G e políticas públicas de inclusão digital

Programa é voltado à capacitação de servidores públicos. A abertura desta edição foi presencial e terá um encontro virtual na quinta-feira

Brasília, 11/10/22 – A Conexis Brasil Digital e a Telebrasil realizaram nesta terça-feira (11) o primeiro dia de mais uma edição do Telebrasil Academy. O projeto tem o objetivo de disseminar conhecimento e ajudar na capacitação de servidores públicos em temas ligados à conectividade. 

O encontro desta terça, com oferecimento da Ericsson, teve como tema o 5G. Nele, foram apresentados aos servidores públicos os avanços e das transformações possíveis com a nova tecnologia e a construção de políticas públicas para reduzir as lacunas digitais. O primeiro dia de encontro, realizado presencialmente, contou com a participação do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, do presidente executivo da Conexis Brasil Digital e da Telebrasil, Marcos Ferrari, da diretora de Relações Institucionais LATAM South da Ericsson, Jacqueline Lopes, e do diretor de Tecnologia da Ericsson, Paulo Bernardocki.

Durante a abertura, Ferrari explicou que o projeto tem como objetivo aproximar os gestores públicos das discussões que envolvem os setores de telecomunicações e tecnologia. “É importante abrirmos diálogo constante sobre os avanços do setor com quem está atuando diretamente na formulação de políticas públicas”, disse.

Já Baigorri destacou que é preciso que os servidores tenham conhecimento dos desafios da nova tecnologia para que possam identificar as oportunidades. “Para que os servidores e gestores possam dimensionar os benefícios e identificar quais as oportunidades e desafios dessa jornada de transformação digital é fundamental que eles tenham conhecimento da tecnologia, quais as capacidades que ela tem, os desafios que ela tem”, afirmou.

Jacqueline Lopes falou sobre redução das lacunas digitais e dos avanços que o 5G pode trazer na conexão de áreas distantes com o uso da tecnologia FWA.  O FWA (Fixed Wireless Access) permite que as operadoras de telecomunicações forneçam serviços de internet de banda larga em áreas onde as linhas de internet de fibra ou fixa estão ausentes.

A diretora da Ericsson lembrou que os avanços esperados com o 5G dependem de um esforço conjunto. “Quanto antes o 5G for implementado, mais rápido vamos observar o crescimento econômico, a sustentabilidade e a redução de lacuna digital. Temos que tornar os números e projeções uma realidade e isso é um esforço conjunto. Aqui não tem só um segmento que vai atuar para tornar isso realidade. Temos as operadoras, que estão trabalhando para inovar, o governo, que tem fomentado além de regular, e as empresas, que têm que estar preparadas para a digitalização”.

Já na sua apresentação Bernardocki reforçou que o importante agora é focar no 5G e fazer da nova tecnologia um sucesso, mas adiantou que o mundo já discute a chegada do 6G, prevista para 2030. “Fala-se em redes cognitivas, que se adaptam automaticamente à necessidade de tráfego, redes sensoriais, capazes de transportar não só voz e vídeo, mas sensações táteis humanas”.

O segundo dia de encontro, nesta quinta (13), será online, com a apresentação do head de Relações Institucionais para a Europa e América Latina da Ericsson, Gabriel Solomon. A palestra vai discutir como superar a exclusão digital e criar uma sociedade sustentável. Os servidores e gestores públicos podem se inscrever de forma gratuita pelo site: www.telebrasilacademy.com.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo