A 13ª edição da TIC Empresas, realizada pelo CETIC.br, revela como a Internet virou essencial aos negócios. Mas também aponta que as tecnologias emergentes precisam ser mais usadas no segmento corporativo.
As empresas brasileiras estão mais conectadas à internet e a maioria delas possui acesso por meio da fibra óptica, o que levou a um aumento na velocidade de conexão. Em 2019, 67% das pesquisadas para a 13ª edição da TIC Empresas, realizada pelo CETIC.br, afirmaram contar com conexão por fibra óptica, frente a 49% em 2017, quando o acesso DSL predominava.
Consequentemente, o porcentual de empresas com velocidades entre 10 Mbps e 100 Mbps passou de 44%, em 2017, para 53%, em 2019, ano em que as velocidades acima de 100 Mbps chegaram a 17% (frente a 7% da pesquisa anterior). Com relação ao porte, 91% das de grande porte possuem conexão via fibra ótica.
Indicadores inéditos da TIC Empresas apontam ainda que o uso de tecnologias emergentes precisa ser aprimorado pelas corporações. O estudo indica que os serviços em nuvem foram mais usados pelas companhias: 39% delas pagaram por e-mail em nuvem, 27% pagaram por software de escritório em nuvem, 38% pagaram por armazenamento de arquivos ou banco de dados em nuvem e 23% pagaram por capacidade de processamento em nuvem.
Dentre as empresas que possuem área de TI (40% do total das empresas brasileiras), 10% afirmaram que realizaram análises de big data; o uso de robôs industriais atingiu 4%, o de robôs de serviço, 2%; e impressão 3D, 5%. A pesquisa constata um cenário de estabilidade entre as empresas brasileiras que possuem website: em 2019, 54% das empresas possuíam um website, proporção que era de 55% em 2017.
As redes sociais tiveram um crescimento de 8 pontos percentuais em relação a 2017, atingindo 78% das empresas em 2019. Percebeu-se, ainda, o avanço nas companhias de todos os portes: 77% das pequenas empresas possuíam conta em redes sociais, enquanto 78% das médias e 80% das grandes.
A TIC Empresas, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), tem como objetivo medir o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) entre as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras. A pesquisa coletou os dados entre abril e agosto de 2019 e entrevistou 7.000 empresas de 11 segmentos da economia em todo o território nacional.