Novo ministro destacou que tem como meta democratizar o acesso as novas tecnologias para conectar os cidadãos brasileiros à sociedade da Informação. Também ressaltou o papel da digitalização no combate aos efeitos da pandemia de Covid-19. O SindiTelebrasil participou da solenidade de posse.
Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 17/06, o deputado do PSD/RN, Fabio Faria, foi empossado como o novo ministro das Comunicações, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Em seu discurso, Fábio Faria lembrou os dias turbulentos vividos no Brasil em função da pandemia de Covid-19 e ressaltou a relevância da digitalização para o País funcionar. O novo ministro citou, por exemplo, o avanço do comércio eletrônico no varejo, essencial para o atendimento à população brasileira.
Faria lembrou que as mudanças vivenciadas pela telefonia, pela internet e pela TV são imediatas e massivas e exigem agilidade. “Nossa meta é democratizar o acesso as tecnologias para conectar os cidadãos brasileiros à sociedade da Informação”, destacou. Segundo ainda o novo ministro, o trabalho, agora, é o de avançar a oferta da banda larga de forma consistente para levar o acesso para todos os lares brasileiros.
O presidente-executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, esteve presente à cerimônia de posse e reforçou ao ministro o compromisso do setor de telecom de contribuir com a conectividade e a digitalização do País, dando continuidade à expansão dos serviços e à conexão de um número cada vez maior de brasileiros que vêm sendo implementadas nos últimos 22 anos pelos investimentos do setor privado no País. “Vemos a recriação do Ministério das Comunicações como o reconhecimento da importância do setor de telecom para o Brasil e do quanto é fundamental para a economia e a sociedade”, afirmou.
Fabio Faria destacou o papel do 5G. “O 5G será fundamental como infraestrutura para permitir uma banda larga com qualidade e terá impacto significativo na economia”, pontuou. Ao citar o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, Faria afirmou que os dois ministérios têm a responsabilidade de trabalhar junto pelo avanço das novas tecnologias e da digitalização no Brasil.
Participaram da solenidade de posse de Fábio Faria, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e o ex-ministro das Comunicações e presidente do PSD, Gilberto Kassab.