O presidente-executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, reforçou que o momento é de fazer valer o valor da conectividade para todas as atividades produtivas do Brasil. “Conectividade precisa ser facilitada para o agro, para a educação, para a saúde. A conexão é insumo básico da produção”, disse.
A conectividade é insumo básico para todas as atividades produtivas do Brasil e é o momento de fazer valer o valor da conexão para a recuperação do Brasil no pós-Covid-19, afirmou o presidente-executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, ao participar da cerimônia de lançamento da quinta edição do ranking das Cidades Amigas da Internet e dos Serviços Inteligentes, realizada nesta terça-feira, 25/08.
Ao parabenizar as cidades mais bem colocadas – São José dos Campos foi bicampeã do ranking das cidades amigas da Internet, Santo André foi a campeã do ranking dos Serviços Inteligentes e João Pessoa, como a capital de destaque 2020 – Ferrari também evidenciou as ações efetivadas no Governo – MCTIC, Minicom e Anatel – para facilitar o acesso à conectividade durante a pandemia de covid-19.
“Se provou que a conectividade é um bem essencial e muitas medidas foram tomadas para assegurar o acesso à conexão”, observou Ferrari. O executivo também lembrou que a conectividade é o pilar para a reconstrução da economia do Brasil, uma vez que ela é a base para diferentes segmentos produtivos como educação, saúde, mobilidade urbana, indústria e agronegócios. “Conectividade é insumo básico para serviços públicos ofertados à sociedade”, ressaltou.
O presidente-executivo do SindiTelebrasil convidou ainda para a participação de todos no Painel Telebrasil 2020, que acontecerá nos dias 08, 15, 22 e 29 de setembro, em sua primeira edição 100% online. “Essa edição é especial porque além das autoridades de Telecom, vamos ouvir empresas de outros setores como financeiro, logística, saúde e educação, entre outros. A proposta é fazer valer o valor da conectividade para o Brasil”, completou.
O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações (antenas e fibra óptica). Já o Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes tem como objetivo identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.
Esta é a quinta edição dos rankings, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento. Por outro lado, o estudo revela que ainda há muitos municípios com leis desatualizadas e que demoram mais de um ano para licenciar a instalação de antenas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos. Para ter acesso completo aos dados, acesse: www.agenciatelebrasil.org.br/fiqueantenado
As inscrições gratuitas para o Painel Telebrasil 2020 e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/