Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, aponta a revisão do marco legal do setor e a implantação do 5G como as grandes prioridades de sua pasta. Internet das Coisas também é relevante.
O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, apontou a revisão do marco legal do setor e a implantação do 5G como as grandes prioridades da pasta no novo governo, o que inclui a questão tributária relacionada à multiplicação de dispositivos conectados e a própria Internet das Coisas.
“A prioridade agora é trabalhar em cima do PLC 79, que é muito importante; verificar questões referentes às tecnologias de quinta geração e também pensar um pouco sobre infraestrutura, os gargalos que temos hoje, o que precisa ser mudado e no que o governo pode ajudar, já que tem coisas relativas aos municípios”, sublinhou Menezes.
Segundo o secretário, o 5G exige uma posição política. “O governo precisa expressar sua opinião acerca do 5G, quais são as prioridades. Estamos estudando e vamos apresentar algo oportunamente. E também tem a questão tributária. Sabemos que a Internet das Coisas é um braço muito forte da quinta geração e que a questão tributária é um fator importante no sentido de desenvolver ou não esse setor no mercado de telecom.”
Para ele, é fundamental avançar nessa questão enquanto a conexão de todas as coisas ainda está nascente. “Se criarmos amarras agora, o mercado não vai crescer no futuro. Então, imaginando que hoje não temos ainda estabelecidas essas arrecadações, fica mais fácil conversar com os interlocutores para que possamos ter um mercado que nasça desamarrado.” Assistam à entrevista.
MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações