Brasília, 19 – A grande maioria dos clientes de telefonia fixa e da banda larga fixa está satisfeita com os serviços. Pesquisa feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgada hoje, revela que 87% dos entrevistados disseram estar satisfeitos, totalmente satisfeitos ou neutros em relação aos serviços de telefonia fixa residencial.Os números revelam que só 12,8% dos clientes residenciais estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos com a telefonia fixa.
Na banda larga fixa, a maior concentração está entre os clientes satisfeitos. Do total de entrevistados, 78,2% disseram estar satisfeitos, totalmente satisfeitos ou neutros (nem satisfeito nem insatisfeito) com os serviços. Em relação à velocidade de acesso e estabilidade da conexão, cerca de 83% dos entrevistados disseram estar satisfeitos, totalmente satisfeitos ou neutros. Quando o critério abordado foi o de preço, 73,1% disseram estar satisfeitos, totalmente satisfeitos ou neutros.
No caso da telefonia fixa não-residencial, serviços que atendem ao comércio e escritórios, por exemplo, o nível de satisfação sobe. De acordo com a pesquisa 94,3% disseram estar totalmente satisfeitos, satisfeitos ou neutros em relação aos serviços e apenas 5,7% se declararam insatisfeitos.
Quando os dados da pesquisa são abertos por critérios específicos da prestação dos serviços, podemos verificar que 92,2% dos entrevistados disseram estar satisfeitos, totalmente satisfeitos ou neutros em relação à qualidade das ligações da telefonia fixa residencial. Apenas 7,8% disseram estar insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.
Importante ressaltar que estamos tratando de um setor que concentra 344 milhões de clientes nos seus mais diversos serviços. Só na telefonia fixa são 44 milhões de usuários, número que dobrou desde a privatização, 1998. Nos últimos anos, projetos importantes no setor telecomunicações se tornaram realidade no Brasil, como a universalização da telefonia fixa – presente em mais de 39 mil localidades –, a instalação de infraestrutura de banda larga chegando a todos os municípios brasileiros, e o projeto Banda Larga nas Escolas, que leva internet em alta velocidade a mais de 66 mil instituições de ensino.
Na banda larga fixa, já alcançamos 20,8 milhões de acessos, num mercado que cresce a taxas elevadas. No ano passado, segundo dados do Broadband Forum, o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo em banda larga fixa, apresentando índice de 17,96% de crescimento.
E essa evolução também se dá na velocidade das conexões. Levantamento de janeiro deste ano, da consultoria Net Index, que testa a velocidade da banda larga em vários países, mostrou que a velocidade média da banda larga fixa no Brasil é de 6,56 Mbps. O mesmo levantamento revela que a velocidade média das conexões do País cresceu 12% desde janeiro do ano passado e mais que dobrou considerando os últimos três anos. O estudo da Net Index mostra ainda que 95% da velocidade contratada pelos clientes são entregues pelas prestadoras dos serviços.
Em relação à telefonia pública, a pesquisa da Anatel foi feita antes do Plano de Revitalização da Telefonia Pública desenvolvido pela Anatel com as concessionárias ao longo de 2012 e no início de 2013.
As prestadoras de telecomunicações têm presente a importância de seus serviços para esse mundo moderno de inclusão social, informação e conhecimento e reforçam seu compromisso de continuar trabalhando para melhor atender seus clientes, com oferta de serviços de qualidade.