“Não tem como pensarmos em um país digital se não tivermos infraestrutura capaz de prestar serviços adequados aos diferentes setores econômicos”, alerta o secretário de Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão.MCTIC: política pública é essencial para avançar com o 5G
As características do 5G alinhadas ao desenvolvimento da Internet das Coisas têm potencial transformador, especialmente dentro da estratégia de um país digital já desenhada para o Brasil – embora ela ainda aguarde ser efetivamente abraçada pelo poder político. A nova infraestrutura, apontou o secretário de Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão, é pilar básico desse caminho.
“Não tem como pensar em um país digital se não tivermos infraestrutura capaz de prestar serviços adequados aos diferentes setores econômicos. Portanto, esse é um item muito importante para a transformação digital do Brasil”, afirmou.
Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, durante o 5G Global Event, organizado pela Telebrasil nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro, Maximiliano Martinhão ressaltou que as próprias características da nova onda tecnológica ampliam o universo de possibilidades em aplicações e negócios.
“O 5G tem três características principais: grande velocidade, baixíssima latência e a possibilidade de prover serviços para milhões de usuários em uma mesma área. Não quer dizer que só com 5G haverá IoT, mas ele certamente trará um grande número de novas aplicações e novos negócios.” Assistam à entrevista com o secretário de Inovação do MCTIC.
MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações