João Pessoa avança com TICs para ser uma cidade inteligente

Capital do País com melhor desempenho no ranking das Cidades Amigas da Internet 2020, João Pessoa reviu sua legislação para infraestrutura de Telecom e utiliza recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para melhorar a oferta de serviços ao cidadão paraibano.

Com pouco mais de 800 mil habitantes, João Pessoa foi a capital do País com melhor performance na quinta edição do ranking das Cidades Amigas da Internet. Ao flexibilizar e atualizar a sua legislação para favorecer a implantação de infraestrutura de telecomunicações, João Pessoa deu um salto – passando da 88ª em 2019 para a 15ª em 2020.

Ao participar da cerimônia de premiação, o assessor especial da prefeitura de João Pessoa, Adenílson Ferreira, afirmou que o projeto é tornar João Pessoa uma cidade inteligente nos próximos 30 anos. Para isso, a capital paraibana conseguiu um empréstimo de US$ 100 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para avançar na economia digital.

“Estamos preparando um termo de referência para construir, em 2021, um centro de controle para monitoramento da gestão pública. Nossa intenção é fazer essa licitação no ano que vem”, contou Ferreira. Ele lembrou ainda que a prefeitura ajustou a sua legislação para permitir o avanço da infraestrutura de telecomunicações. “Queríamos atrair novos investimentos e comunicação é essencial”, reforçou.

Um dos projetos em prática para João Pessoa se tornar uma cidade inteligente é o ExtremoTEC, com o objetivo de qualificar a mão de obra local em tecnologia. “Também nos serviu para reter os talentos. O ExtremoTEC foi criado em 2017 e nesses dois anos, o crescimento da receita de TI foi de 100%”, afirmou Ferreira.

Ao sustentar que João Pessoa vai trabalhar para melhorar ainda mais a sua performance, Ferreira lembrou que a pandemia de Covid-19 mostrou que os investimentos em comunicação e tecnologia são essenciais. “Desenvolvemos em seis meses, por conta da necessidade de prover serviços remotos para o cidadão, muito mais do que foi feito em muitos anos”, completou.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações (antenas e fibra óptica). Já o Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes tem como objetivo identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

Esta é a quinta edição dos rankings, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento. Por outro lado, o estudo revela que ainda há muitos municípios com leis desatualizadas e que demoram mais de um ano para licenciar a instalação de antenas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos. Para ter acesso completo aos dados, acesse: www.agenciatelebrasil.org.br/fiqueantenado

A instalação dessa infraestrutura é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/

Assistam a participação do assessor especial da prefeitura de João Pessoa, Adenílson Ferreira, no evento de lançamento dos rankings das Cidades Amigas da Internet e dos Serviços Inteligentes.