Brasília, 24 – O novo presidente do SindiTelebrasil, José Formoso, assumiu hoje a presidência da instituição para um mandato de dois anos. Formoso, que também preside a Embratel, sucederá Antonio Carlos Valente no comando do Sindicato.
Durante cerimônia de posse, José Formoso ressaltou a importância do trabalho do SindiTelebrasil no fortalecimento do setor para o cumprimento de seu maior objetivo, que é a inclusão de um número maior de brasileiros por meio dos serviços de telecomunicações.
Formado em engenharia pela Universidade La Salle do México, Formoso tem pós-graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Panamericano de Alta Dirección de Empresas e vários cursos no exterior em instituições como Harvard e IESE. Foi vice-presidente da Telmex América Latina, comandou diversas empresas latino-americanas e está na Embratel desde 2004.
Na cerimônia de posse, Valente fez um retrospecto de sua atuação na presidência do SindiTelebrasil, ressaltando as conquistas obtidas nos cinco anos em que esteve à frente do Sindicato. “O setor de telecomunicações, nos últimos anos, além das enormes conquistas na expansão dos serviços e na inclusão de milhões de brasileiros, vivenciou um processo de fortalecimento de sua representatividade institucional”, afirmou.
Valente também citou o trabalho de interlocução junto a autoridades e sociedade civil e a representação ampliada de outros setores como o de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Em seu discurso, evidenciou a participação do SindiTelebrasil em fóruns de decisões e em discussões que resultaram em importantes avanços regulatórios e da legislação de telecomunicações.
Valente evidenciou a atuação conjunta do SindiTelebrasil, Febratel e Telebrasil. Ressaltou, ainda, a importância de se promover mudanças e afirmou que foi com esse espírito que sugeriu a indicação de José Formoso para o cargo de presidente do Sindicato.
O novo presidente do SindiTelebrasil disse que assume o cargo com o desafio de dar continuidade ao trabalho de sucesso, especialmente na promoção da representatividade e união do setor. “Graças ao SindiTelebrasil, o setor de telecomunicações está fortalecido por estar mais representativo e respeitado. As empresas hoje compartilham melhor suas conquistas, além de garantir mais inclusão, conhecimento e facilidades aos brasileiros.”
Formoso reiterou a disposição das telecomunicações em contribuir com o desenvolvimento do País. “Reforço minha disposição em trabalhar em torno de uma agenda positiva, que tenha laços de união e representatividade institucional do setor de telecomunicações”, afirmou, citando o objetivo de criação de uma Confederação de Informação e Comunicação Multimídia.
SindiTelebrasil – Criado em 2 de setembro de 2003, o SindiTelebrasil tem abrangência nacional e atua com o objetivo de promover estudo, coordenação, defesa e representação legal das empresas da categoria econômica. Desde 2009, o Sindicato tem atuado a partir de novos princípios de governança da representação institucional do principal segmento do setor de telecomunicações, reunindo todas as empresas prestadoras de serviços de telefonia fixa e móvel pessoal.