“Uma agenda digital pode nos permitir ganhar, em cinco anos, 31 posições que perdemos nos últimos cinco”, afirma a sócia da LCA Consultores, Cláudia Viegas.
Os números demonstram que apostar em uma agenda digital para o Brasil tem potencial transformador, principalmente em ganhos de competitividade. Como apontou a sócia da LCA Consultores Cláudia Viegas, certos compromissos têm o condão de fazer o País recuperar o tempo e, até mesmo, os empregos perdidos nos últimos anos.
Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, Cláudia Viegas, que proferiu palestra no Painel Telebrasil 2019, observou que, nos últimos cinco anos, o Brasil perdeu 32 posições em competividade, mas considera que com uma agenda digital é possível ganhar 31 posições em cinco anos. “A questão é dar prioridade para as telecomunicações, para termos TICs de maneira completa em vários setores. E o bom disso é que as TICs permeiam todos os setores da economia”, afirmou.
Claudia Viegas mostrou, no Painel Telebrasil, como uma única solução de TICs pode determinar grandes resultados. “Telecom é a plataforma básica, mas há transbordamentos na indústria automobilística, nas cidades inteligentes. Por exemplo, uma sintonia maior de semáforos traz efeitos benéficos. Hoje, o brasileiro perde mais ou menos 82 minutos por dia em trânsito. São minutos improdutivos, nem consumindo, nem trabalhando. Reduzir isso soma recursos importantes para e a economia”, apontou.
Nas simulações feitas pela consultoria, o uso de uma solução de TICs mais inteligente nos sinais de trânsito pode resultar em milhões de postos de trabalho, além da geração de bilhões em salários – e consequentemente – impostos. Segundo a LCA Consultores, a simples adoção de TICs pode gerar mais de 13,6 milhões de empregos ao longo de um ano, lembrando que, hoje, há mais de 31,1 milhões de desempregados.
“O Brasil precisa ganhar produtividade, fazer mais com menos, ter uma agenda de desburocratização, alinhar políticas federais, estaduais e municipais para termos de fato sintonia na atração de investimentos e fazer com que tudo isso destrave”. Assistam à entrevista com a sócia da LCA Consultores Cláudia Viegas.
TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação