A revelação foi feita pelo diretor de Engenharia e Operações da Sercomtel, Tiago Caetano, em live realizada pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota. Objetivo do município paranaense é se tornar uma cidade inteligente.
Londrina está mudando a sua legislação para facilitar a implantação de antenas para o 5G, revelou o diretor de Engenharia e Operações da Sercomtel, Tiago Caetano, ao participar de live promovida pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota, nesta sexta-feira, 21/08. “Estamos cientes que o 5G vai exigir de quatro a cinco vezes mais antenas que o 4G e temos de flexibilizar”, acrescentou o executivo.
A novidade é relevante porque Londrina, em 2019, figurou entre as últimas colocadas- 92ª – no ranking das Cidades Amigas da Internet, realizado pelo SindiTelebrasil, e que destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações (antenas e fibra óptica).
A Sercomtel, que atende Londrina e outras 15 cidades no Paraná está à frente de um projeto que viabiliza ‘superpostes’ para a colocação das antenas para cobrir toda a área do perímetro urbano da cidade. “Queremos ser uma cidade inteligente e temos aplicações também para a área rural, entre elas, a cobertura de lavouras e de rebanhos para monitoramento em tempo real por meio de drones”, adiciona Tiago Caetano.
Com relação à participação da Sercomtel no leilão 5G, o executivo disse que o planejamento estratégico é de participar do certame porque sem frequências não será possível levar conectividade ao agronegócio tampouco fazer de Londrina uma cidade inteligente.
Os Desafios de Infraestrutura para o 5G foi o segundo tema do ciclo de debates promovido pelo JOTA e pelo SindiTelebrasil neste mês de agosto, entre os eventos prévios do Painel Telebrasil 2020. O primeiro foi no dia 12, sobre meios de pagamento, e haverá ainda outra live, no dia 28 de agosto, sobre o papel das telecomunicações na retomada econômica.
O Painel Telebrasil é principal evento de telecomunicações do ano e contará com a presença dos maiores expoentes do setor e de autoridades de telecom e da área econômica. A programação oficial do Painel está distribuída ao longo do mês de setembro, todas as terças-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29. As inscrições gratuitas e a programação completa do Painel podem ser acessadas no site http://paineltelebrasil.org.br/
Assista à íntegra do evento: