A reforma tributária ‘fatiada’ é ruim para o setor porque não trata do maior gargalo: o imposto estadual, o ICMS, afirma ao CEO da Algar Telecom, Jean Borges. “O fatiamento pode ter impacto perverso adicional”, adiciona.
Aumentar a carga do setor de Telecomunicações- como pode acontecer caso a reforma tributária ‘fatiada’ venha a ser aprovada, como sugerido pelo ministério da Economia – pode ter impacto perverso adicional por não tratar do maior gargalo do setor: a cobrança elevada do imposto estadual, o ICMS, que pode chegar a 55% do valor da conta, advertiu o CEO da Algar Telecom, Jean Borges, ao participar da live realizada pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota, nesta sexta-feira, 28/08.
Para Borges, o Brasil não associa a agilidade à emergência da digitalização. “Os problemas pelos quais o setor passa são os mesmos há mais de 10 anos. Além da conectividade, precisamos de agilidade. Ao final, quem paga a conta são os empreendedores e os menos favorecidos”, observou. Ao falar sobre o impacto do 5G na produtividade nacional, o CEO da Algar Telecom lembrou que a tecnologia exigirá muitos investimentos.
“Se a carga tributária aumentar para o setor, a conta será menos serviços e menos investimentos. Mais imposto, conta mais cara, menos consumo e, claro, há o impacto nos investimentos”, afirmou borges. O executivo também defendeu a liberação de frequência no leilão 5G para a participação das operadoras regionais, responsáveis por interiorizar o acesso de banda larga no Brasil.
O papel das telecomunicações na retomada econômica faz parte do ciclo de debates promovido pelo JOTA e pelo SindiTelebrasil neste mês de agosto, entre os eventos prévios do Painel Telebrasil 2020. O primeiro foi no dia 12, sobre meios de pagamento, e o segundo foi dia 21, sobre os desafios para a infraestrutura de 5G. A integra das lives podem sem acessadas no https://www.youtube.com/telecomdobrasil
O Painel Telebrasil é principal evento de telecomunicações do ano e contará com a presença dos maiores expoentes do setor e de autoridades de telecom e da área econômica. A programação oficial do Painel está distribuída ao longo do mês de setembro, todas as terças-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29.
As inscrições gratuitas e a programação completa do Painel podem ser acessadas no site http://paineltelebrasil.org.br/. Acesse nossos conteúdos no endereço http://www.agenciatelebrasil.org.br/
Assista.