Sistema implantado pelas prestadoras começa a operar na próxima segunda-feira no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
Brasília, 12/12/17 – As prestadoras de telefonia móvel expandiram para os Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul o sistema que dará suporte ao envio de alertas para informar a população, via SMS, sobre o risco de ocorrência de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. O sistema, que passa a operar nesses três Estados na segunda-feira (18), começou a funcionar em fevereiro de 2017 e já está disponível, também, em todos os municípios dos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
A operação nos seis Estados vai compreender mais de 100 milhões de telefones móveis. Desde fevereiro, mais de 1 milhão de cidadãos já se cadastraram e foram encaminhadas 5,3 milhões de mensagens de alerta. A previsão é que no primeiro trimestre de 2018 o sistema esteja disponível em todo o País. De acordo com o cronograma, os próximos Estados a serem atendidos, a partir de 15 de janeiro, são Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No dia 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. E, em 19 de março, na última fase, o sistema entrará em operação nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.
Coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração, o sistema está sendo implantado em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As pessoas que se cadastrarem no sistema pelo celular recebem os alertas gratuitamente, pois o custo do envio das mensagens ficará a cargo das prestadoras.
Para receber os alertas, a população deve enviar uma mensagem pelo celular para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado. Podem ser cadastrados vários CEPs para um mesmo número de celular. Quando o sistema se torna disponível em determinada região, a Defesa Civil promove campanhas diversas e a população é chamada a se cadastrar. A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.
Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido. O processo de envio da mensagem de alerta de desastre natural começa quando a Defesa Civil detecta a possibilidade de ocorrência de um evento que pode trazer risco para a população em determinada região. A Defesa Civil, então, manda para o sistema informações sobre a região que vai ser atingida e a mensagem que será enviada pelas prestadoras aos celulares dos cidadãos daquela região que fizeram o cadastro.