MCTIC promove bate-papo sobre 5G

O presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, participou, nesta segunda-feira, 10, de bate-papo sobre o 5G, no canal do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no YouTube. Ferrari chamou atenção para os desafios que se colocam à implantação do 5G como a alta carga tributária sobre Internet das Coisas, que pode inviabilizar a implantação do IoT no Brasil.

O presidente do SindiTelebrasil também falou sobre a necessidade de dar agilidade ao processo de licenciamento de antenas pelos municípios. Em muitas cidades brasileiras a legislação municipal está defasada e tem dificultado a implantação de infraestrutura, com processos longos de licenciamento, situação que será agravada com o 5G, que precisará de 5 vezes mais antenas que o 4G.

Ferrari mencionou também página Fique Antenado!, criada pelo SindiTelebrasil, que reúne conteúdos e dicas sobre a instalação de antenas de celular e internet móvel, incluindo estudos, entrevistas, vídeos, cartilha, gráficos, legislação e os rankings das Cidades Amigas da Internet e de Serviços de Cidades Inteligentes. 

A página (http://www.agenciatelebrasil.org.br/fiqueantenado) tem o objetivo de esclarecer a população, prefeituras e vereadores e de colaborar com o processo de atualização das leis municipais de instalação de antenas.

Do debate, conduzido pelo ministro do MCTIC, Marcos Pontes, participaram também o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, e o presidente da Anatel, Leonardo de Morais. Confira a íntegra do bate-pago. https://www.youtube.com/watch?v=B8V3aYYalNI&pbjreload=10