Brasília, 30 – A ativação do nono dígito em São Paulo, uma das mais complexas operações nas redes de telefonia, foi implantada com sucesso neste domingo. O novo formato exigiu uma série de modificações nas redes e sistemas das empresas, com o envolvimento de milhares de pessoas das equipes das prestadoras, que atuaram no fim de semana para que a mudança fosse implantada sem problemas para os usuários.
As operadoras investiram mais de R$ 300 milhões nesse processo, que iniciou no ano passado e se completou ontem com a troca de softwares em milhares de centrais telefônicas de todo o País. Agora começou uma fase de transição para que o usuário se acostume a incluir o dígito 9 antes dos números de celulares de DDD 11, da região metropolitana de São Paulo.
A mudança foi adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ampliar o número de combinações existentes, permitindo assim o atendimento da crescente demanda de novos usuários.
Nono dígito – O acréscimo do número 9 nos celulares de São Paulo é necessário em todas as ligações, independente se o telefone que faz a chamada for um fixo ou um celular. Também passou a ser exigido o nono dígito em todas as ligações interurbanas feitas para um celular da região de DDD 11. Nessas chamadas, o usuário continuará discando o 0 + código da operadora + 11 + 9 e o número do celular ao qual a ligação se destina.
No processo de transição, primeiramente, as ligações em que forem discados apenas oito dígitos serão automaticamente completadas. Numa segunda fase, a chamada será interceptada e o usuário ouvirá uma mensagem informando da necessidade de se discar o nono dígito. Depois de um certo período, que varia de acordo com o tipo de ligação, se local ou interurbana, a chamada feita com oito dígitos não mais se completará.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) ressalta o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes e, para isso, as empresas estão trabalhando para continuar garantindo a normalidade do sistema e a qualidade dos serviços.