Para o professor José Marcos Brito, a realização da 6ª edição do 5G Global Event foi crucial para mostrar aos especialistas do planeta que o 5G em áreas remotas é uma possibilidade real e tem aplicações práticas de fomento ao desenvolvimento.
Ao ser realizado pela primeira vez no Brasil, o 5G Global Event, que reuniu especialistas em 5G do planeta no Rio de Janeiro, teve como principal missão difundir a ideia de que o 5G é para ser usado também em áreas remotas. “Este é um dos principais objetivos do projeto 5G Brasil, e nesse evento houve a possibilidade de debater o tema pela primeira vez. Precisamos difundir essa ideia nos demais países para que se torne um padrão”, explicou à Newsletter da Telebrasil o coordenador do projeto 5G Brasil e professor do Inatel, José Marcos Brito.
A padronização, acrescentou Brito, é absolutamente necessária para se ter dispositivos com custos baixos. “O 5G vai revolucionar a vida do mundo. Vamos ter aplicações que hoje são impensáveis. Precisamos levar o 5G para as áreas remotas”, ressaltou. José Marcos Brito também falou de um imperativo para o Brasil: capacitar profissionais novos e antigos. “Temos que massificar o treinamento dos jovens e dos profissionais já existentes nas novas tecnologias. O 5G vai chegar e exigirá muitos especialistas.” Assistam à entrevista com o coordenador do projeto 5G Brasil, José Marcos Brito.