O desenvolvimento econômico no meio digital é um dos grandes ganhos do 5G e o Brasil precisa se unir para atrair investimentos privados e levar conectividade para quem ainda não tem, pontuou o diretor de Regulamentação e Assuntos Institucionais da Oi, Carlos Eduardo Monteiro de Morais Medeiros, ao participar de live do SindiTelebrasil e do portal Jota.
O leilão 5G tem o potencial de permitir que o Brasil faça um pacto tecnológico para aumentar a produtividade e acelerar o desenvolvimento econômico e social com a economia digital, observou o diretor de Regulamentação e Assuntos Institucionais da Oi, Carlos Eduardo Monteiro de Morais Medeiros, ao participar de live promovida pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota, nesta sexta-feira, 21/08.
Mas para o 5G acontecer como se projeta, com mais inteligência e baixa latência nas aplicações, o país terá de permitir a implantação de mais infraestrutura, mais antenas. Monteiro lembrou que há vários pontos a serem resolvidos, entre eles, o uso mais equilibrado dos postes. “O custo do poste hoje é sustentado pelo setor de telecom sendo que 60% do valor pago vai para a conta da de energia. Se faz urgente um equilíbrio para se ter mais investimentos”, colocou.
Monteiro também defendeu uma mudança com relação aos fundos setoriais. Enquanto o Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST) é usado para o superávit primário, nos Estados Unidos há um fundo de aproximadamente US$ 9 bilhões para levar infraestrutura para áreas sem retorno financeiro às operadoras, principalmente, nas áreas rurais e para subsidiar o uso da tecnologia pela população mais carente.
Os Desafios de Infraestrutura para o 5G foi o segundo tema do ciclo de debates promovido pelo JOTA e pelo SindiTelebrasil neste mês de agosto, entre os eventos prévios do Painel Telebrasil 2020. O primeiro foi no dia 12, sobre meios de pagamento, e haverá ainda outra live, no dia 28 de agosto, sobre o papel das telecomunicações na retomada econômica.
O Painel Telebrasil é principal evento de telecomunicações do ano e contará com a presença dos maiores expoentes do setor e de autoridades de telecom e da área econômica. A programação oficial do Painel está distribuída ao longo do mês de setembro, todas as terças-feiras, nos dias 8, 15, 22 e 29. As inscrições gratuitas e a programação completa do Painel podem ser acessadas no site http://paineltelebrasil.org.br/
Assista à íntegra do evento: