
Levantamento considerou o primeiro semestre de 2025. Brasil ocupa as três primeiras posições do ranking
Brasília, 08/10/25 – O Brasil é líder mundial em velocidade 5G, aponta relatório divulgado pela OpenSignal. As maiores operadoras do país ocupam a primeira, segunda e terceira posição no ranking da OpenSignal em mercados de grande área territorial.
Os resultados confirmam a reputação do Brasil de 5G com velocidade de nível internacional. No ranking das 10 empresas com maior velocidade de download 5G, as operadoras brasileiras ficaram à frente de empresas de países como a Nova Zelândia, França, Polônia e Noruega.
“Além da expansão do 5G que estamos fazendo, que é um desafio em um país continental como o Brasil, estamos expandindo a nova tecnologia com um serviço de qualidade. Isso também é resultado da decisão tomada em 2021 de termos no Brasil o 5G Standalone, o 5G puro”, afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
O Brasil tem hoje 1.195 municípios com 5G ativo, muito além da meta fixada pela Anatel para o período, que previa para 2025 a cobertura das 27 capitais e das 26 cidades com mais de 500 mil habitantes. Nesses municípios estão instaladas quase 50 mil antenas.
Além de atenderem 100% das metas de atendimento de cidades e instalação de antenas previstas no edital do leilão de 5G para 2025, as operadoras também já atenderam mais de 60% das metas previstas para julho de 2026.
A tecnologia, que completou 3 anos de operação em julho deste ano, já tem 52,1 milhões de usuários em todo o Brasil, o que representa 20% do total de acessos móveis do Brasil, incluindo todas as tecnologias (2G, 3G, 4G e 5G).
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro do movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem reforçar o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.