Entrada do setor de telecom facilitará a inclusão de brasileiros que estão fora do mercado de crédito por falta de informações para avaliação.
Brasília, 05/07/21 – As operadoras de telecom agora fazem parte do Cadastro Positivo. A entrada do setor de telecom no banco de dados ajudará a promover a inclusão de brasileiros que não têm conta bancária e estão fora do mercado de crédito por falta de informação para avaliação.
Com a entrada do setor, informações de pagamento das contas dos serviços de telecomunicações integrarão o banco de dados do Cadastro Positivo e serão consideradas pelos birôs de crédito (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC) na formação da nota de pessoas físicas e jurídicas. Essa inclusão, que expandirá significativamente a base de dados do Cadastro Positivo, atende à Lei do Cadastro Positivo que completa dois anos.
Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), comemora a inclusão financeira de cerca de 13,15% de consumidores de serviços de telecomunicações que poderiam ter dificuldades de acesso ao crédito por serem desbancarizados. A chegada desses dados irá democratizar o acesso ao crédito e poderá gerar melhores condições de contratação para aqueles que têm o hábito de pagar suas contas regularmente.
“Quanto mais informações relevantes para avaliação de crédito, maior a possibilidade de que pessoas físicas e jurídicas, até então sem condição de serem avaliadas, sejam vistas e consideradas pelo mercado de crédito. Portanto, o recebimento dos dados dos clientes das operadoras de telecomunicações é uma medida positiva para os credores, os tomadores de crédito e para a economia”, pontua Sfeir.
Até o momento, cerca de 53 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas foram enviados aos birôs de crédito pelas operadoras de telecomunicações e, desse volume, cerca de 7 milhões de registros são totalmente inéditos, ou seja, não faziam parte da primeira onda de informações enviadas pelas instituições financeiras.
O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, destaca que a inclusão vai significar um avanço para as ferramentas de análise de crédito ao incluir brasileiros que não têm conta bancária.
“A iniciativa tem o potencial de facilitar a vida dos brasileiros, principalmente dos que têm bom histórico de pagamentos”, disse.
Os birôs de crédito esperam a entrada de novos setores no Cadastro Positivo como as concessionárias de energia elétrica e as companhias de saneamento e gás.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
Sobre a ANBC – A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor. A ANBC é membro da Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), entidade internacional que reúne 39 birôs de crédito, e da Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED).