Representantes do Governo de São Paulo e de empresas de telecom falam sobre os desafios da transformação digital
Com a participação da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, a última mesa de debates do Painel Telebrasil desta terça-feira, 21, esteve entre os pontos altos do evento por tratar de inovação, conectividade e atração de investimentos e reunir exclusivamente grandes lideranças femininas.
Com o propósito de apresentar visão multidisciplinar, o painel também reuniu lideranças de diversas áreas da Embratel, Oi Soluções, Tim e Vivo. O encontro teve como primeiros destaques as contribuições trazidas por Maria Teresa Lima, Diretora Executiva da Embratel. Ela fez questão de destacar que, considerando o processo de digitalização, é evidente que os governos que se transformam e adotam processos mais digitais têm benefícios que ficam muito claros para todos, desde diminuição de custos operacionais até oferta de serviços que promovem experiências melhores para o cidadão, com o adicional da redução de riscos, inclusive os de corrupção.
Maria Teresa mencionou dados do Ministério da Economia que mostram que, somente com os serviços que já foram digitalizados, o governo federal vem computando uma economia de R$ 3 bilhões anuais e que, para cada R$ 1 investido em conectividade, são gerados R$ 18 em retorno, confirmando a necessidade de manter o processo de transformação.
Em seguida, a Secretária Patrícia Ellen, que também preside o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), após destacar a importância de estar em um fórum composto somente por mulheres, debatendo um tema quase sempre dominado por executivos homens, falou sobre iniciativas que São Paulo vem priorizando em relação à tecnologia, particularmente a de conectividade. Nessa linha, destacou o fato de o governo de São Paulo ter trazido para o Brasil, via parceria com o governo federal e o Fórum Econômico Mundial, o Centro da 4a Revolução Industrial, que hoje funciona no espaço do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ajudando a congregar empresas para em um trabalho conjunto voltado ao desenvolvimento de produtos e soluções avançadas de tecnologia.
Ana Mariah Brandão de Carvalho, Head de Produtos da Oi Soluções, trazendo a visão do mercado corporativo, enfatizou a importância das parcerias e destacou que hoje é perceptível não somente a demanda por conectividade, mas por soluções digitais completas. E, sob este ponto de vista, segundo a executiva, as teles podem até levar vantagem, mas precisarão contar com um ecossistema de atores que atuem juntos, com capacidade para customizar produtos.
Para falar da experiência do consumidor neste novo cenário, Carla Beltrão, Diretora de Digital Experience da Vivo, destacou que, mesmo antes da pandemia, a empresa vinha se preparando para oferecer a melhor jornada digital para o cliente. “Hoje, sete entre 10 clientes que têm alguma razão para falar com a Vivo, o fazem pelo aplicativo. Eles preferem a interação digital. Após a pandemia a gente teve uma aceleração de demanda, mas o caminho já estava consolidado. Isso faz parte da vida dos clientes, isso não tem mais volta”, afirmou.
Auana Mattar, CIO da TIM, destacou que “muito mais do que uma transformação, está em curso uma revolução digital”, que ganhará contornos ainda mais expressivos a partir da chegada do 5G. Para ela, paradigmas foram quebrados e, mais do que nunca, serão necessários esforços colaborativos para atender a expectativa de quem busca por serviços e produtos de telecom, com a continuidade do ciclo de inovação.
Durante quase uma hora, as participantes do debate interagiram com opiniões e dados, mostrando que as questões relacionadas a conectividade, ao cenário de inovação de serviços e tecnologias e à atração de investimentos para o setor de telecomunicações e para a economia digital como um todo, estão na ordem do dia. O debate foi mediado por Daniela Martins, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Conexis.