Parlamentares se unem em prol do melhor uso da tecnologia no Brasil

Presentes à cerimônia de abertura do Painel Telebrasil 2018, deputados, senadores e outras autoridades se mostraram interessados em acelerar o debate para ampliar a oferta de banda larga e de serviços digitais para a população.

Parlamentares e outras autoridades presentes à abertura solene, nesta terça-feira, 22/05, do Painel Telebrasil 2018, que vai até o dia 24, em Brasília, ressaltaram a importância do setor de telecomunicações para o País. O senador Walter Pinheiro (PT/BA) fez uma homenagem a Luiz Alberto Garcia, fundador do Grupo Algar, que, em sua opinião, tem um forte simbolismo num momento em que se discute o futuro. Para Pinheiro, não há como falar em futuro sem olhar o que foi feito e por quem foi feito. E, segundo ele, Garcia é uma referência que merece respeito de todo o setor.

“Esse homem foi capaz de vencer todas as intempéries numa região no interior do Brasil e chegar aonde chegou. O prêmio para a cidade de Uberlândia – primeira colocada, pela terceira vez, no Ranking das Cidades Amigas da Internet – é algo que revela muito como referência e ponto de partida”, afirmou Pinheiro. “E é como referência que quero deixar a minha saudação ao Painel Telebrasil pela grande contribuição que este setor tem dado ao País. Este ano estou completando 39 anos de telecomunicações e posso dizer que este é o ponto mais importante que estamos enfrentando”, acrescentou o senador.

No âmbito das prefeituras, Jonas Donizete, prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, destacou o avanço dos municípios para implantar infraestrutura de telecomunicações. “Assumimos compromissos no ano passado e fico feliz em ver três cidades da Frente Nacional premiadas [no Ranking das Cidades Amigas da Internet]. O Poder Executivo apresenta os projetos, mas sabemos que ainda há algumas barreiras”, disse, apontando que em alguns lugares ainda há  a crença sobre os malefícios para a saúde por conta da instalação de infraestrutura móvel. “Temos de lidar com isto. Tanto quanto as infraestruturas físicas de água e esgoto, a população hoje deseja a infraestrutura tecnológica para se adequar ao mundo cada vez mais digital”, ressaltou.

Para o deputado Odorico Monteiro (PSB/CE), os desafios para a conectividade são grandes no Brasil. “Temos 40 mil unidades básicas de saúde e ter dados em tempo real só vai ser possível com conectividade. Também estamos discutindo interoperabilidade e como vamos enfrentar a formação das pessoas para este setor”, sustentou.

O deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Cidades Inteligentes, afirmou estar trabalhando para fomentar o acesso à banda larga. “Os desafios são grandes, mas estamos buscando acelerar o processo e a ampliação da banda larga. Temos o projeto de lei das antenas, para o qual o deputado [Eduardo] Cury está dando parecer favorável. Outro projeto na Câmara é a isenção para internet das coisas”, pontuou.

Por sua vez, o parlamentar Eduardo Cury (PSDB/SP) reforçou que é preciso definir uma agenda para construir o Brasil do amanhã. “Precisamos reformar o modelo para atualizarmos as ofertas de serviços”. Quem também participou da cerimônia de abertura foi o deputado Eros Biondini (Pros/MG). “Temos que nos esforçar para o uso da tecnologia crescer e coloco-me à disposição para fazer o possível”, completou.