Presidente-executivo da Conexis defende políticas públicas para incentivar conectividade rural

Marcos Ferrari citou duas ações recentes que serão importantes para levar conectividade para o campo: o leilão do 5G e o uso de recursos do Fust

Brasília, 27/10/23 – O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, discutiu os desafios e as soluções para a conectividade rural durante seminário realizado pela Abimaq e pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Em sua fala inicial, Ferrari enfatizou que o avanço da conectividade em áreas rurais não é uma tarefa só do setor de telecomunicações e que é preciso ações que estimulem a demanda e, assim, incentivem a chegada dos serviços em localidades mais distantes.

“É preciso políticas públicas que estimulem a demanda, que tornem essas áreas viáveis”, afirmou.

Ferrari também falou sobre o impacto que as chamadas big techs têm na expansão das redes de telecom. Segundo Ferrari, hoje quase todo o investimento que as empresas fazem é para aumentar a capacidade das redes para atender ao aumento do tráfego impulsionado pelos provedores de conteúdo digital, o que acaba prejudicando investimentos para a ampliação da cobertura.

O setor de telecomunicações tem reforçado a necessidade de que as big techs remunerem as operadoras pelo uso excessivo das redes.

Ainda sobre a conectividade em áreas rurais, Ferrari afirmou que há duas ações importantes que vão ajudar o país a avançar nesse ponto. A primeira foi o leilão de 5G, que destinou R$ 42 bilhões de investimentos em obrigações, e a segunda é o uso do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). “Pela primeira vez estamos com a possiblidade de usar o Fust. Nesses 22 anos de existências o setor arrecadou para o Fust em tono de R$ 54 bilhões e nada foi usado. O ministro (das Comunicações) Juscelino está dando a oportunidade de, pela primeira vez, usarmos recursos do Fust para ampliar a conectividade”, disse.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, afirmou que o Fust já é uma realidade e será importante para que mais brasileiros tenham acesso à conectividade.

Martinhão também afirmou que o problema de falta de cobertura do campo não é um problema só das telecomunicações. Segundo ele, é preciso tratar outras questões importantes para solucionar o problema, como desequilíbrios regionais e de renda.

A mesa também contou com a participação do superintendente executivo da Anatel, Abraão Albino, do presidente da Abrint, Mauricélio Oliveira, e da diretora executiva do Canal AgroMais, Samanta Pineda.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Sair da versão mobile