Prestadoras cumprem maior parte das metas de melhoria e reduzem número de reclamações sobre falhas de rede

Brasília, 17 – As prestadoras de telefonia móvel cumpriram as metas definidas de acesso à rede de voz, de qualidade da ligação telefônica e de estabilidade da conexão à internet pela rede móvel. Os números constam de avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços, as prestadoras apresentaram desempenho melhor que a meta definida para esses três indicadores nos meses de novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013. A Anatel, ao divulgar a avaliação, informou também que foi registrada diminuição no número de reclamações sobre falhas de rede no call center da Agência.

No indicador que mede o acesso à rede de voz, para ligações pelo celular, o levantamento mostra que os clientes estão conseguindo acessar à rede acima da meta de 95% definida pela agência reguladora. No caso de queda de chamadas, outro indicador utilizado pela Anatel para medir a qualidade dos serviços, o desempenho também é satisfatório, tendo sido registrado um índice de queda de cerca de 1%, bem melhor que o limite permitido, que é de 2%.

No caso de queda de conexão da internet pela rede móvel, as prestadoras apresentaram índice de menos de 2%, melhor que a meta estipulada, que é de 5%. No índice de acesso à rede de dados, o desempenho ficou próximo da meta.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) destaca o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes e trabalhar para assegurar uma melhoria contínua nos serviços. O SindiTelebrasil alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais, e retirar os entraves à instalação de antenas previstos em diversas leis municipais.