Prestadoras de telecomunicações dão um grande passo no combate do tráfego de spams no Brasil

SindiTelebrasil participa da implementação da Gerência de Porta 25

Brasília, 24 – As prestadoras de serviços de telecomunicações, representadas pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), participaram hoje, em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e com a Associação Brasileira de Internet (Abranet), do anúncio da última etapa das medidas para a implementação da Gerência de Porta 25. A ação visa diminuir o número de spam enviado a partir de usuários residenciais e significa um grande passo no combate desse mal no Brasil.

O SindiTelebrasil tem participado dos trabalhos, por meio de acordo assinado em novembro de 2011 com CGI.br, Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Com o intuito de realizar uma ação de gerenciamento de rede para bloquear os spams, as prestadoras implantarão, até o fim do ano, o bloqueio da chamada Porta 25, que é uma das saídas de e-mail por onde trafega a maioria dos spams, que vão diretamente para o destinatário sem a exigência de autenticação pelo servidor.

A ação será apenas para os usuários residenciais que utilizam programas leitores de e-mails (Outlook, Thunderbird, entre outros). Em um primeiro momento, esse grupo perceberá que a rede está com um desempenho melhor e, principalmente, que houve uma melhoria no desempenho da banda larga da sua máquina. Aqueles que leem e enviam e-mails no site do seu provedor, via webmail, não precisam fazer nenhuma configuração. Quem tiver dúvidas, deve acessar o site www.antispam.br ou procurar seu provedor de e-mails.

A expectativa do SindiTelebrasil com esse trabalho é aumentar a qualidade do serviço para o usuário, melhorar o desempenho da rede e a imagem do País. Segundo estudo do CGI.br, 30% das máquinas no Brasil estão infectadas, sem o conhecimento dos seus proprietários. Com o bloqueio da possibilidade de envio de mensagens através da Porta 25, as prestadoras estarão contribuindo para a diminuição do volume de spam.

Neutralidade – Com o bloqueio da Porta 25, as prestadoras estão realizando mais uma atividade de gerenciamento da rede brasileira em benefício de todos.

O SindiTelebrasil defende que ações desta natureza devam ser implementadas para que as prestadoras realizem medidas de gerenciamento de tráfego que se mostrem indispensáveis à garantia da segurança e à estabilidade da rede.

O SindiTelebrasil reitera que a liberdade de escolha dos assinantes e a livre competição devem ser preservadas e as medidas para gestão e diferenciação do tráfego devem ser informadas previamente e claramente previstas nos contratos com os usuários. Cabe à Anatel, por sua vez, exercer seu papel de órgão fiscalizador para coibir eventuais abusos e bloqueios não permitidos pela regulamentação.

Por fim, o SindiTelebrasil defende também a permanente privacidade e segurança dos usuários da internet no Brasil.