Prestadoras superam meta de velocidade de banda larga

Medições da banda larga fixa foram realizadas em abril nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro

Brasília, 17 – Os primeiros resultados das medições da qualidade da banda larga fixa ofertada no Brasil mostraram que as prestadoras superaram as metas de velocidade de conexão. Dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que as prestadoras atenderam as metas determinadas pelo órgão regulador, como a garantia de velocidade média de 60% do que foi contratado pelo usuário, prevista para o primeiro ano.

As medições foram feitas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, durante o mês de abril. No Rio, os resultados foram superiores a 77%, em Minas superaram 85% e, em São Paulo, ficaram acima de 89%.

No segundo semestre, deverão ser divulgados novos resultados desses três Estados e do Rio Grande do Norte e Paraná, que incluirão também as medições da banda larga móvel. De acordo com o cronograma previsto, até o fim deste ano serão divulgados resultados de todo o Brasil.

Para garantir o início da medição da qualidade da banda larga no Brasil, as prestadoras de telecomunicações vêm trabalhando há mais de um ano para colocar em funcionamento todo o sistema, adequando suas redes e ofertas às novas exigências.

Essa fase inicial da medição foi de adaptação e aprendizado de todos os agentes envolvidos, especialmente na medição da qualidade da banda larga móvel, que é uma iniciativa inédita entre os maiores mercados de telecomunicações do mundo. As metas são extremamente arrojadas, mas estão sendo perseguidas com afinco pelas prestadoras.

Na medição da banda larga fixa os especialistas consideram que os desafios chegam a extrapolar os limites de atuação das operadoras, pelo fato das medições incluírem os trechos eventualmente degradados das redes internas de prédios antigos, de responsabilidade dos condomínios, mas que afetam o desempenho da banda larga.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) reforça o compromisso constante das prestadoras com o melhor atendimento de seus clientes e com a prestação de serviços de qualidade. A banda larga no Brasil fechou o primeiro trimestre de 2013 com 96,5 milhões de acessos, sendo 21 milhões de conexões pela infraestrutura fixa e 75,5 milhões pelas redes de terceira geração (3G) da telefonia móvel.