Porto Alegre e Fortaleza são bons exemplos de como ajustes no ambiente legal e burocrático se convertem em maior cobertura de serviços para o cidadão.
Criado há quatro anos, o Ranking Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco, permite verificar o impacto das boas práticas no ambiente legal e regulatório, especialmente das práticas burocráticas que facilitam a expansão das redes e consequentemente a melhoria em indicadores econômicos e sociais.
“Cidades como Porto Alegre e Fortaleza, que saíram de posições lá embaixo do ranking, cresceram e conquistaram melhorias significativas. Fortaleza se modernizou e estabeleceu um processo autodeclaratório on-line que no mesmo dia permite tirar a licença para implantar infraestrutura”, aponta o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.
O Ranking também evidencia aos próprios municípios onde é preciso melhorar. O levantamento mostra que 81% das cidades não têm um tratamento diferente para estruturas de pequeno porte, que serão exigidas pelas novas tecnologias como o 5G.
O Ranking Cidades Amigas da Internet faz parte do conteúdo especial desenvolvido para o portal Fique Antenado!, criado pelo SindiTelebrasil para esclarecer a população, prefeituras e vereadores sobre a instalação de antenas de celular e internet móvel e contribuir com o processo de atualização das leis municipais. O portal foi lançado em 3 de dezembro. Assista à entrevista.