Estudo da consultoria Teleco, divulgado no Painel Telebrasil 2019, evidencia a necessidade de atualização de lei municipais que dificultam a instalação de antenas. A capital gaúcha reformulou a sua legislação e pulou das últimas posições para a 4ª colocação. Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que mantêm entraves à implantação de antenas, figuram nas últimas posições do ranking entre os 100 maiores municípios brasileiros em população.
As cidades que estimularam a oferta de serviços de telecomunicações por meio da elaboração de políticas e ações públicas de incentivos à implantação da infraestrutura, em especial, para a instalação de antenas de celular e internet móvel se destacaram na quarta edição do Ranking Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco e divulgado no Painel Telebrasil 2019, realizado de 21 a 23 de maio, em Brasília.
A cidade paulista São José dos Campos conquistou a primeira colocação. Nas últimas três edições, a liderança havia ficado com Uberlândia, em Minas Gerais, que neste ano obteve o primeiro lugar na edição 2019 do Ranking Serviços das Cidades Inteligentes.
O Ranking Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, especialmente as antenas de celular e internet móvel. O ranking permite que os municípios identifiquem sua situação e provam as mudanças necessárias na sua legislação.
Depois de atualizar a legislação e facilitar a implantação de antenas, Porto Alegre foi o grande destaque da edição 2019. A cidade gaúcha deu um salto – passou da 80ª para a quarta posição – e despontou como a capital mais bem colocada. Recife apareceu na nona posição e Rio Branco, no Acre, foi a 10ª colocada.
Já as cidades cujas legislações dificultam a implantação de infraestrutura ocuparam as últimas posições no Ranking Cidades Amigas da Internet, tais como Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo. A capital federal está na 93ª posição. A capital catarinense aparece na 95ª, Belo Horizonte, na 97ª, e São Paulo, na 100ª e última posição do Ranking Cidades Amigas da Internet.