Santo André investe na digitalização de serviços ao cidadão

Cidade do ABC paulista possui 20 dos 26 serviços utilizados para a medição do ranking das cidades inteligentes, feito pelo SindiTelebrasil e pelo Teleco, e foi a campeã de 2020.

A cidade de Santo André, no ABC paulista, possui 20 dos 26 serviços pesquisados para a elaboração do ranking dos Serviços Inteligentes, feito pelo SindiTelebrasil e pelo Teleco, e se sagrou campeã da edição 2020.  O ranking das Cidades Inteligentes tem como objetivo identificar os 100 maiores municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão voltado à mobilidade urbana, ao e-Gov, educação/saúde e meio ambiente.

Santo André, conforme os dados apurados na elaboração do ranking, contabiliza 23 mil usuários/mês no serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) e 22,2 mil usuários/mês do aplicativo de horário de transporte público.

Na parte da gestão digital, o município emitiu 569 mil boletos de tributos e 360 mil certidões para seus cidadãos. A cidade ainda instalou três mil câmeras de vigilância para monitoramento da segurança e já tem 22% dos seus cruzamentos com semáforos inteligentes. Na educação, dois mil utilizam, por mês, o celular ou o tablet dentro da sala de aula.

A quinta edição do ranking das cidades Inteligentes teve além de Santo André, as cidades do Recife e de Uberlândia, respectivamente, na segunda e terceira posições. As últimas posições são ocupadas por três cidades de São Paulo: Taboão da Serra, Franca e Itaquaquecetuba. Entre as capitais, Florianópolis, em Santa Catarina, é a pior colocada entre as capitais figurando na 91ª posição.

Santo André também se destacou no Ranking das Cidades Amigas da Internet, como a cidade que mais posições subiu em relação à edição passada, saindo da 98ª posição para a 16ª. Esse salto é resultado da atualização de sua legislação municipal para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações, feita em 2019. A conectividade é essencial para a população possa usufruir dos serviços digitais oferecidos pela administração publica.

O ranking completo, com os 100 maiores municípios brasileiros em população pode ser encontrado na página  Fique Antenado!, que tem dicas, informações, cartilha e diversos conteúdos sobre as antenas. A instalação da infraestrutura de telecomunicações é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/