Satisfação dos consumidores de telecom aumenta mais uma vez em 2020

Setor de telecomunicações é o que mais resolve demandas apresentadas aos Procons e ao consumidor.gov.br

No mês do consumidor, duas notícias importantes revelaram o quanto as ações e investimentos das empresas de telecomunicações estão dando resultados positivos nas relações com seus clientes. A primeira é a pesquisa anual de satisfação, realizada pela Anatel, que mostra os consumidores mais satisfeitos. E a segunda é a que mostra o setor de telecom como o que mais resolve as demandas apresentadas aos Procons e à plataforma do consumidor.gov.br.

A média das notas dos serviços de telecomunicações avaliados pela Pesquisa Satisfação e Qualidade Percebida 2020, elaborada pela Anatel, registrou alta pelo quinto ano seguido. O estudo mostra o serviço pós-pago de telefonia celular como aquele que tem os clientes mais satisfeitos, pelo quarto ano consecutivo. A avaliação vem evoluindo positivamente há cinco anos, crescendo de 6,72 em 2015 para 7,49 em 2020.

A modalidade pré-paga vem em segundo lugar, com nota de 7,45, e apresentou melhoria consistente desde 2015, quando a nota era 6,62. A telefonia móvel também é a que concentra o maior número de usuários no país, somando 234 milhões de chips. A telefonia fixa, por sua vez, teve avaliação de 7,36 em 2020, acima dos 6,97 de 2015. A banda larga registrou uma pequena queda, de 6,58 em 2015 para 6,51 em 2020, condizente com a forte demanda pelos serviços provocada pela pandemia.

Em uma outra frente, em levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, o setor de telecom também aparece como o que mais resolve demandas em dois rankings: o dos Procons e o do Consumidor.gov.br.

Nos Procons, o índice de solução de demandas do setor de telecom é de 88% e na plataforma Consumidor.gov.br é de 90,4%, acima da média dos demais setores, que é de 78,4%. Vale lembrar que o setor de telecom é o que reúne o mais número de clientes no Brasil, com um total de 315 milhões de acessos entre os serviços de telefonia móvel e fixa, internet e TV por assinatura.

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