Prêmio homenageia as empresas que foram destaque na resolução de conflitos com consumidores. Entre as 11 empresas premiadas, 6 são de telecomunicações.
Brasília, 04/04/22 – O setor de telecomunicações foi destaque no Prêmio A Era do Diálogo 2022. Entre as 11 empresas que mais resolvem problemas dos consumidores e se destacaram por evitar e sanar o litígio, 6 são de telecomunicações.
Idealizada pela Consumidor Moderno, a Era do Diálogo, nasceu para mobilizar empresas em torno de um compromisso público orientado à redução das principais causas de conflitos de consumo no País.
A metodologia da premiação foi desenvolvida pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e utiliza da plataforma Consumidor.gov.br e os dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que armazena reclamações dos Procons de todo o País.
O prêmio reforça dados recentes que destacam o índice de resolutividade do setor e as quedas nas reclamações dos usuários. Em 2021, por exemplo, o setor de telecomunicações registrou um índice de soluções de 89,3% na plataforma Consumidor.gov. Foi o maior índice registrado entre os 10 principais setores participantes da plataforma e ficou acima da média de 78,4%.
“O trabalho feito pelas empresas para melhorar a relação com o consumidor, com investimentos na prestação do serviço, mas também nos canais de atendimento, tem surtido efeito e o resultado é uma melhora na percepção do usuário”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Além de se destacarem na resolução dos problemas, o setor tem registrado queda nas reclamações. Em janeiro deste ano, número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caiu 21,4% em relação a janeiro de 2021. Em todo o ano de 2021 a queda foi de quase 25%.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.