Pesquisa da Anatel mostra que houve crescimento de 15% no índice de satisfação dos clientes com o preço da telefonia móvel no segmento pré-pago
Brasília, 7 – O cliente do sistema pré-pago da telefonia celular está mais satisfeito com o preço dos serviços. Pesquisa de satisfação dos usuários da telefonia móvel feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revela que 67% dos brasileiros que usam celular pré-pago estão satisfeitos com os preços cobrados pelas ligações, o que representa 141 milhões de clientes em todo o Brasil.
A pesquisa da agência reguladora, realizada entre 2011 e 2012, faz um comparativo com a edição anterior da amostragem, feita em 2002, e revela que houve crescimento de 15% no índice de satisfação com o preço do pré-pago. Em 2002, o índice de satisfação era de 58,2%.
Essa melhoria na percepção do usuário, na avaliação do SindiTelebrasil, se deu principalmente pelo esforço das prestadoras em reduzir o preço médio do minuto de ligação, que só no ano passado caiu 18%, de R$ 0,21 para R$ 0,17.
Importante ressaltar que as duas pesquisas comparam períodos com realidades bastantes distintas. Nesses dez anos, entre uma pesquisa e outra, houve uma revolução das telecomunicações no País, não só em números mas em diversidade, inovação tecnológica e interatividade.
O número de telefones celulares foi ampliado em 7 vezes, passando de 34 milhões para 264 milhões. A banda larga móvel, que hoje representa 78% do total de 96 milhões de acessos em banda larga no País, nem existia em 2002.
De lá pra cá, projetos importantes no setor telecomunicações se tornaram realidade no Brasil, como a universalização da telefonia fixa – presente em mais de 39 mil localidades –, a instalação de infraestrutura de banda larga chegando a todos os municípios brasileiros, e o projeto Banda Larga nas Escolas, que leva internet em alta velocidade a mais de 66 mil instituições de ensino.
As redes de terceira geração (3G) estão em 3.333 municípios, onde moram 88% da população. E a novíssima tecnologia 4G, que amplia consideravelmente a velocidade de conexão, já começou a ser oferecida no País.
Tudo isso graças a pesados investimentos, que desde 2002 somam R$ 180 bilhões. Ao todo, o setor de telecomunicações concentra 346 milhões de clientes, nos serviços de telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura, abrangendo todas as classes sociais.
Além dessa capilaridade e da presença em todas as classes sociais, os serviços de telecomunicações apresentam uma intensa utilização – praticamente 24 horas por dia -, com constantes inovações tecnológicas e alto grau de interatividade. A demanda por esses serviços tem crescido também num ritmo acelerado, exigindo ampliação constante dessa infraestrutura.
Com cada vez mais brasileiros usando as telecomunicações, o nível de exigência dos consumidores também tem aumentado consideravelmente, especialmente em serviços como o telefone celular e a banda larga móvel, que estão sempre à mão do cliente.
As prestadoras de telecomunicações têm presente a importância de seus serviços para esse mundo moderno de inclusão social, informação e conhecimento e reforçam seu compromisso de continuar trabalhando para melhor atender seus cliente, com oferta de serviços de qualidade.