Para Augusto Lins, CEO da Stone, fintech brasileira de meios de pagamento eletrônico, algumas das mudanças mais profundas vão ocorrer nos hábitos de consumo do brasileiro e serão definitivas.
Um dos debates realizados no Painel Telebrasil nesta terça-feira, 15/09, tratou das transformações que a pandemia da Covid-19 causou ao mundo. Para Augusto Lins, CEO da Stone, fintech brasileira de meios de pagamento eletrônico, algumas das mudanças mais profundas vão ocorrer nos hábitos de consumo do brasileiro e serão definitivas.
Lins lembrou que o consumidor brasileiro vinha se tornando mais conectado desde 2010 e que isso trazia transformações, mesmo lentas, aos hábitos de consumo. A pandemia acelerou esse movimento e hoje é possível ver consumidores conectados o tempo todo, e em mais de um dispositivo, o que tem mudado drasticamente a forma de consumo, cada dia mais digital.
“Isso significa mudar a forma como fazemos pagamentos, porque eles acompanham a evolução do modelo de compra”, afirmou Lins. Para o executivo, esse movimento vem sendo alavancado também pelo governo federal que, com o pagamento do auxílio emergencial, vem estimulando o crescimento da inclusão digital, financeira e social.
Para Lins, o impacto transformacional destes fatores na sociedade é evidente. “As pessoas perderam o medo de usar o internet banking, aprenderam a pagar contas remotas e estão se acostumando à conveniência que isso traz. Mais pessoas estão utilizando a internet e aplicativos e estão mais abertas para experimentar novas marcas.”
Como resultado, empresas como a Stone têm verificado um crescimento no volume de transações utilizando meios de pagamento eletrônico. Para Lins, tudo isso tem aberto um momento mais do que propício para as startups. “Estamos vendo o Banco Central criar condições para a entrada de fintechs e o governo extremamente mobilizado para trazer competição a segmentos que foram verticalizados e centralizados por muitos anos. Isso cria um mercado muito fértil para novas empresas surgirem”, disse.
Na base destas mudanças, está a tecnologia, que hoje permite criar e colocar uma empresa em funcionamento muito mais rapidamente graças a avanços como o cloud computing e à infraestrutura de telecomunicações existente hoje no Brasil. Essa oportunidade será especialmente interessante para a indústria de pagamentos.
“A indústria de pagamentos tem tido um protagonismo importante para a digitalização do pequeno e médio comércio e para a inclusão digital do consumidor e da sociedade”, afirmou Lins, para quem a chegada do 5G e o incremento de tecnologias como IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial vai trazer um universo enorme de oportunidades para novos serviços, que vão demandar meios de pagamento inovadores.
Os debates sobre diversos temas terão sequência ao longo desta terça-feira 15, e nos dias 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas, e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.