TIM anuncia estruturação para aderir ao PIX como oportunidade em 2021

Operadora integra o grupo de Trabalho do Banco Central que discute a implantação do sistema de pagamento instantâneo e quer usar o modelo como meio de pagamento para ganhar eficiência e reduzir custo, revelou o VP de estratégia e transformação da TIM Brasil, Renato Ciuchini.

A TIM está se estruturando para aderir ao PIX- sistema de pagamento instantâneo – que entra em vigor em novembro e teve o regulamento divulgado nesta quarta-feira, 12/08, pelo Banco Central – a partir de 2021 como forma de buscar melhor eficiência e redução de custos, revelou o VP de estratégia e transformação digital da TIM Brasil, Renato Ciuchini, ao participar de live, realizada pelo Portal JOTA e pelo SindiTelebrasil, nesta quarta-feira, 12/08, sobre transformação digital e os meios de pagamentos.

“Nós estamos no grupo de trabalho do Banco Central que trabalha a implantação do PIX e estamos determinados a abraçar esta causa. Por ano, se estima, que as operadoras gastam com fatura e recarga algo em torno de R$ 1 bilhão/ano. O PIX nos trará opções para otimizarmos os recursos”, reforçou Ciuchini.

Um dos principais pontos de acesso das operadoras de telecomunicações ao PIX é por meio da carteira de pré-pago, calculada, hoje, em torno de R$ 20 bilhões. “Temos uma oportunidade para sermos um player ativo no ecossistema de wallets (carteiras digitais), principalmente, porque já lidamos com um sistema muito parecido que é o pré-pago. No passado não conseguimos usufruir da oportunidade de avançar no serviço financeiro, mas chegou o momento de sermos um ator relevante no mercado”, ressaltou ainda Renato Ciuchini.

A live integra um ciclo de três debates promovido pelo JOTA e SindiTelebrasil, que discutirá temas relacionados à transformação digital do Brasil e de que forma a conectividade e os serviços digitais inovadores estão ajudando o Brasil a atravessar esse período de pandemia, e que contará também a presença de executivos das operadoras Algar Telecom, Claro, Oi e Sercomtel. As discussões estão dentro da programação prévia do Painel Telebrasil 2020, que ocorrerá nos dias 8,15, 22 e 29 de setembro. Faça sua inscrição gratuita e confira a programação. http://paineltelebrasil.org.br/