Transformação digital do sistema financeiro coloca cliente no centro da atenção

Em live promovida pelo Portal JOTA e pelo SindiTelebrasil, executivos mostram o impacto da digitalização e do pagamento virtual no sistema financeiro e revelam que há muito por criar e novos serviços unem telecomunicações e instituições financeiras.

A digitalização do sistema de pagamento abre uma nova frente de oportunidades para as operadoras de telecomunicações junto ao sistema financeiro brasileiro. Essa foi uma das constatações da live promovida pelo Jota e pelo SindiTelebrasil, nesta quarta-feira, 12/08. Participaram do evento, João Manoel Pinho, diretor de organização do sistema financeiro e de resolução do BC; Renato Ciuchini, VP de estratégia e transformação da TIM Brasil; Carlos Ragazzo, advogado e professor da FGV-RJ e Rodrigo Gruner, diretor de inovação e serviços digitais da Vivo.

A live integra um ciclo de três debates promovido pelo JOTA e SindiTelebrasil, dentro da programação prévia do Painel Telebrasil 2020, que discutirá temas relacionados à transformação digital do Brasil e de que forma a conectividade e os serviços digitais inovadores estão ajudando o Brasil a atravessar esse período de pandemia, e que contará também a presença de executivos das operadoras Algar Telecom, Claro, Oi e Sercomtel.

O evento desta quarta-feira, 12/08, foi o palco para o diretor do Banco Central, João Manoel Pinho de Melo, anunciar, em primeira mão, a regulamentação do sistema PIX, de pagamento instantâneo, e que entra em vigor no dia 16 de novembro. O sistema permitirá o pagamento em tempo real e promove um ecossistema que une instituições financeiras tradicionais e fintechs, conforme contou o executivo do BC na live. “Estamos construindo um modelo que coloca o cliente no centro. Queremos muito a competição e serviços melhores e mais baratos para o cidadão”, afirmou.

Os executivos da Vivo, Rodrigo Gruner, diretor de inovação, e o VP de transformação digital da TIM Brasil, Renato Ciuchini, sustentaram que as operadoras de telecomunicações querem ser ator relevante nesse novo ecossistema que se desenha para o sistema financeiro com a digitalização, com a oferta de serviços capazes de atrair o principal ativo das teles: os clientes.

Já para Carlos Ragazzo, advogado e professor da FGV/RJ, a busca do Banco Central pelos novos regulamentos, como o PIX e o Open Banking, coloca o País em linha com o desenvolvimento mundial de novos produtos financeiros a partir da digitalização. O especialista diz que a pandemia – se for possível olhar um lado positivo dela – acelerou o consumo de produtos digitais e impõe um novo ritmo na jornada de transformação da sociedade no Brasil e no mundo.

As discussões estão dentro da programação prévia do Painel Telebrasil 2020, que ocorrerá nos dias 8,15, 22 e 29 de setembro. Faça sua inscrição gratuita e confira a programação. http://paineltelebrasil.org.br/