“É um ponto de inflexão das telecomunicações que também significa mudança na vida das pessoas”, afirma o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, aproveitou a solenidade no Palácio do Planalto sobre a nova legislação, ocorrida nesta terça-feira (8), para lembrar que ao incentivar novos investimentos, a atualização tem reflexos na vida das pessoas e abre caminho para a absorção de novas tecnologias, a começar pelo 5G.
“Acredito que seja um ponto de inflexão das telecomunicações no País. Estávamos com uma legislação tratando ainda de telefonia fixa e hoje em dia todo mundo pensando em banda larga”, afirmou. Segundo ele, a legislação que vigorava há mais de 20 anos, representava uma falta de atração para investimentos, que será corrigida com o novo marco legal.
“E isso significa na vida das pessoas uma mudança muito grande também. Uma vez que temos mais investimentos no País, temos mais qualidade de serviços, maior abrangência”, acrescentou.
Com isso, insistiu Marcos Pontes, abre-se uma nova janela de oportunidade para garantir que o Brasil conte agora e no futuro com a infraestrutura necessária para suportar as inovações que já estão chegando e que vão ajudar a ampliar a cobertura.
“Vamos poder levar banda larga para regiões distantes do País, onde ainda o Brasil carece muito. Precisamos conectar o País todo. É um trabalho gigantesco, mas que precisa ser feito. Isso vai melhorar educação, saúde, agricultura, segurança. Vai melhorar a vida e os serviços das cidades. E lembrar que isso é também uma condição primordial para introdução de novas tecnologias, como 5G. A gente precisa de uma infraestrutura bem baseada, que consiga transmitir dados com a qualidade e velocidade necessárias. Então eu diria que é realmente uma mudança na história do País que estamos vivendo hoje.”