Mais de 10 milhões de fotos já foram enviadas durante as partidas pelas redes de telefonia e de WiFi das prestadoras
Brasília, 25 – As prestadoras de telefonia móvel lançaram um vídeo para mostrar a robusta infraestrutura de telecomunicações montada nos 12 estádios da Copa do Mundo 2014 e que está transformando o mundial no Brasil na verdadeira Copa das ‘Selfies’. Mais de 10 milhões de fotos já foram enviadas durante as partidas, utilizando as redes de telefonia celular e de WiFi das prestadoras.
O vídeo “Telecomunicações do Brasil na Copa” – que pode ser acessado no link http://youtu.be/pC3v30PiXGI – mostra que, ao todo, foram instaladas nas arenas 4.738 antenas e 164 quilômetros de fibras ópticas, permitindo aos torcedores fazer ligações, navegar na internet e mandar mensagens multimídia, com texto, fotos e vídeos. A cobertura indoor usa uma tecnologia de última geração, a mesma utilizada nos Jogos Olímpicos de Londres, e tem permitido um tráfego intenso de ligações e dados durante as partidas. No jogo entre Brasil e Camarões, no Estádio Nacional Mané Garrincha, por exemplo, foram feitas 181 mil ligações e 1,6 milhão de comunicações de dados.
Para a instalação da infraestrutura de telefonia móvel e banda larga, as prestadoras fizeram uma parceria para a implantação de um projeto único, com investimentos de R$ 226 milhões. Pelo projeto, os equipamentos das empresas ficam instalados em uma sala e dali parte uma rede de fibras ópticas que levam o sinal até uma série de pequenas antenas distribuídas ao longo de cada estádio para garantir cobertura nas arquibancadas, camarotes, vestiários, corredores, praças de acesso e estacionamentos internos.
Legado – Além da cobertura indoor, que permanecerá instalada nos estádios depois da Copa, as empresas de telefonia também investiram R$ 1,3 bilhão nas cidades que sediam os jogos, ampliando em 28%, em média, a infraestrutura que ficará de legado para a população. Nas 12 cidades, entre 2013 e 2014, foram instaladas mais de 15 mil novas antenas de 3G e 4G. Os clientes das prestadoras contam ainda com aproximadamente 120 mil pontos de WiFi nas 12 cidades. Essa infraestrutura de telefonia móvel vem sendo reforçada por mais de 10 mil quilômetros de fibras ópticas.