Índice total de queixas no call centar da Anatel, entre maio e junho de 2013, caiu de 447 para 414 reclamações em cada grupo de 1 milhão de clientes
Brasília, 4 – O volume de reclamações feitas à agência reguladora sobre os serviços de telefonia móvel caiu 8% em junho deste ano na comparação com o mês de maio. De acordo com os dados mais recentes do call center da Anatel e levando-se em conta o número total de usuários, o volume total de reclamações caiu de 447 queixas em cada grupo de 1 milhão de clientes, em maio, para 414 queixas em cada grupo de 1 milhão de clientes, em junho.
Os itens que apresentaram o maior índice de queda nas reclamações – de 15% – foram os de cancelamento de serviços e habilitação. As queixas referentes a cancelamento caíram de 24 para 20 em cada grupo de 1 milhão de clientes, entre maio e junho. No caso das reclamações sobre habilitação a queda foi de 22 para 19 em cada grupo de 1 milhão de clientes, no mesmo período. Ainda de acordo com dados da Anatel, também diminuiu o número de queixas relativas a cartão pré-pago (-13%), planos de serviços (-12%), reparo (-9%), bloqueio (-9%), cobrança (-7%), atendimento (-5%) e serviços adicionais (-5%).
O SindiTelebrasil entende que uma análise precisa dos dados sobre reclamações deve sempre adotar o critério da proporcionalidade sobre o universo total de clientes. Qualquer ranking que não considere esse critério de proporção gera uma distorção nas análises dos consumidores e não informa corretamente o público, já que não permite a mensuração do peso que o número de reclamações tem em relação a cada setor avaliado.
O setor de telefonia móvel tinha em junho 265,7 milhões de acessos e alcançou em julho 267 milhões. Esse é um dos serviços mais expressivos do Brasil, abrangendo todos os segmentos da sociedade e com ampla presença em todas as regiões do País. Além desse amplo universo de usuários, os serviços de telefonia apresentam uma intensa utilização, com constantes inovações tecnológicas e alto grau de interatividade.
O SindiTelebrasil reforça o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes e assegurar serviços de qualidade, permitindo a inclusão social de um maior número de brasileiros e o desenvolvimento sustentável do País.