4G está presente em 55% dos celulares ativos no País

Uso da faixa de 700 MHz permite às prestadoras móveis oferecer serviços melhores a seus assinantes. Com o incremento do 4G, os planos pós-pagos também ganham impulso no mercado nacional.

O Brasil registrou 231,8 milhões – mais exatamente 231.827.959 – de linhas móveis no mês de novembro de 2018, de acordo com levantamento da Anatel, com um forte incremento dos chips 4G na base das prestadoras de telefonia. O órgão regulador mostrou que o 4G adicionou 3,008 milhões de conexões somente entre outubro e novembro, um aumento de 2,87%. Foi o maior avanço registrado desde maio (quando adicionou 3,231 milhões de linhas) e indica que boa parte dos chips 3G migrou para 4G.

Com o impulso do 4G, os planos pós-pagos também tiveram crescimento. Os acessos pós-pagos (incluindo planos de controle) totalizavam 98,449 milhões de conexões no penúltimo mês de 2018, um avanço de 1,428 milhão de acessos (1,47% de crescimento). Se tiver sido mantido ritmo semelhante, a base pós-paga poderá, pela primeira vez, ter encerrado o ano com mais de 100 milhões de linhas.

A boa performance do 4G é reconhecida por instituições internacionais. Um estudo da consultoria Open Signal mostra que todas as prestadoras móveis nacionais registraram melhoria na disponibilidade do sinal 4G e na velocidade de download, de acordo com levantamento realizado com base em 7 bilhões de medições de 395 mil usuários entre setembro e novembro do ano passado.

Uma das razões para o bom desempenho foi a implementação de redes em 700 MHz, que possibilitam aos clientes navegar com muito mais velocidade, além de serem menos suscetíveis a obstáculos, ou seja, os assinantes das prestadoras podem navegar com melhor estabilidade em ambientes fechados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo