5G chega a todas as capitais brasileiras

Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco já estão recebendo o sinal da nova tecnologia. As cinco cidades completam a lista das capitais com 5G ativado

Brasília, 07/10/22 – O 5G chegou às cidades de Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) e, com isso, a nova tecnologia móvel já está presente em todas as capitais brasileiras. O 5G chegou a todas as capitais antes mesmo do prazo dado pela Anatel, que previa a instalação até o final do mês de novembro.

Antecipando as obrigações, as empresas têm instalado um número maior de antenas que o previsto no edital. Segundo informações da Anatel, até o momento, as empresas ativaram 5.275 antenas de 5G stand alone. Duas vezes mais que o previsto no edital para essa primeira fase. A quantidade mínima prevista era de 2.528 estações. Ainda segundo informações divulgadas pela agência, até 2025 Claro, Tim e Vivo devem instalar pelo menos 6.370 antenas de 5G nas capitais.

O presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, destaca que a instalação de mais antenas que o exigido em edital mostra o compromisso das empresas com a expansão do 5G. Ferrari lembra que as instalações têm ocorrido mesmo com a dificuldade enfrentada em algumas capitais para a instalação de antenas e outros equipamentos necessários para a implantação do 5G.

“O 5G vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G e as cidades precisam ser com as legislações atualizadas para acelerar o processo de licenciamento. As empresas estão prontas para acelerar as obrigações de cobertura do 5G desde que haja condições técnicas e demanda”, afirmou.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo